Connect with us

GERAL

CARROS | Renault prepara versão picape do Duster, com fabricação no Brasil; fotos

Publicado

em

Bem no centro do estande da Renault no Salão do Automóvel, em um ponto acima dos demais veículos da marca, está um modelo no qual a montadora francesa deposita grande expectativa. Trata-se da Oroch, uma derivação picape do Duster.

  Apesar de não ter data de lançamento confirmada, e sequer nome oficial (a nomenclatura Oroch lembra Amarok, picape da Volkswagen, e por isso pode ser abandonada), a picape tem a missão de introduzir a Renault em um segmento até então inédito para a montadora francesa.

Desenvolvimento brasileiro
“O projeto está em um segmento que não existe. O produto irá inaugurar um novo mercado”, afirmou o presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet. A confiança do comandante da montadora francesa se deve à proximidade com o projeto: o desenvolvimento da picape será nacional.

  “O Brasil merece uma picape feita por brasileiros, para brasileiros, seguindo os conceitos globais, mas atendendo aos anseios do público local”, afirmou o diretor global de veículos comerciais leves da Renault, o indiano Ashwani Gupta, durante o salão.

Porém, o novo veículo não deverá ser restrito ao mercado local. O produto final deve tomar o mesmo caminho do Sandero, feito com foco no Brasil, mas que ganhou o mundo.

Publicidade

Com a picape, a Renault pensa em ampliar a liderança entre os comerciais leves na Europa, onde é a marca que mais vende desde 1998, e ampliar a participação na América Latina, segundo mercado mais importante para a Renault, atrás apenas da França.

Renault Duster Oroch, showcar exibido no Salão de São Paulo (Foto: Divulgação)Renault Duster Oroch, showcar exibido no Salão de
São Paulo (Foto: Divulgação)

Picape do Logan descartada
Para conseguir êxito na nova empreitada, a Renault procurou “se blindar” em algumas decisões. Uma delas foi evitar o segmento das picapes de entrada. Caso quisesse, poderia vender uma versão picape do Logan, modelo que já existe em outros mercados.

Porém, a marca correria um grande risco de fracassar, já que, entre as picapes pequenas, o domínio é da dupla Fiat Strada/Volkswagen Saveiro. As duas são donas de 86,5% de participação no segmento.

“Não era o melhor caminho entrar com o Logan picape, já que este é um segmento apertado”, reconheceu Murguet. Pelo caminho, já ficaram Peugeot Hoggar e Ford Courier, enquanto a Chevrolet Montana sobrevive com pouco mais de 10% do mercado.

Nesse caso, o objetivo, ao menos para o Brasil é claro: ter um produto realmente competitivo, e que ajude a Renault a alcançar os tão desejados 8% de participação do mercado até 2016. Hoje, a montadora detém 6,95% das vendas. Se chegar aos 8%, supera a fatia atual da Hyundai e se aproxima da Ford, consolidando-se entre as maiores marcas do país.

Fiat FCC4, conceito de picape da marca italiana (Foto: André Paixão/G1)Fiat FCC4, conceito de picape da marca italiana
(Foto: André Paixão/G1)

Sem pressa
Mesmo querendo inaugurar um novo segmento, a picape da Renault já tem uma concorrente: o modelo que a Fiat desenvolve paralelamente. Apresentado no salão na forma do conceito FCC4, que ainda conserva traços de um sedã, ele irá disputar o mesmo público.

O chefão dos veículos comerciais da Renault, entretanto, nega que haja competição para lançar a Oroch primeiro. “Chegaremos ao mercado no momento certo, com o produto certo”, ameniza. Porém, o discurso de Murguet reconhece a importância de lançar antes para vender mais. “Quem chegar primeiro levará um bônus”, afirma.

Publicidade

“Sem pressa” ou prazo para lançamento, o fato é que o veículo da Renault encontra-se uma etapa na frente do concorrente da Fiat. Enquanto o francês já é um “showcar”, ou seja, apenas uma fase antes do produto final, o FCC4 ainda é apenas um conceito, e deve ganhar versões mais próximas da realidade antes de chegar ao mercado, no fim do ano que vem. Assim, se quiser levar o “bônus”, a Renault vai ter que se apressar.

  O que pode ajudar, é uma possível cooperação com a Nissan, marca que pertence ao grupo Renault. “O desenvolvimento, assim como acontece com outros produtos, será compartilhado, sempre que isso resultar em benefício para o cliente. Onde o consumidor pode ver, são marcas separadas. Onde ele não vê, mas que irá trazer benefício, há cooperação”, afirma Gupta, se referindo à experiência da Nissan com picapes, inclusive no Brasil.

Detalhes
Como se trata de um veículo maior do que a Strada, a capacidade de carga também será mais generosa. As palavras de Murguet definem como será o tamanho aproximado da versão final da Oroch. “Teremos mais espaço do que as picapes de entrada. No comprimento, será quase como uma S10 ou Ranger, porém, com capacidade de carga menor, inferior a 1 tonelada”, diz.

Ainda sem preços definidos, a Renault acredita que, mesmo com o preço das versões mais equipadas das picapes pequenas “colar” nas versões básicas, de cabine simples de modelos médios, há espaço para um novo segmento. “Queremos colocar preços próximos aos das versões equivalentes do Duster”, afirma Murguet.

Nesta fala, pode haver mais informações escondidas. Se o modelo deve acompanhar o Duster nas versões, a motorização também pode ser copiada. Dessa forma, configurações com motor 1.6 e câmbio manual podem começar na casa dos R$ 60 mil, e alcançar os R$ 80 mil nas configurações com motor 2.0 e câmbio automático.

Publicidade

O interior, outra possível fonte de informações ocultas na picape, é escondido. O modelo exposto no Salão está trancado, com os vidros fechados e é cercado por uma pequena divisória de vidro.

Porém, nas fotos de divulgação da Renault há projeções da cabine de uma possível versão topo de linha. Há central multimídia, volante com comandos de aúdio, ar-condicionado digital e o câmbio é manual, de seis marchas, opção já existente na versão 4×4.

Renault Duster Oroch, showcar exibido no Salão de São Paulo (Foto: Divulgação)Renault Duster Oroch, showcar exibido no Salão de São Paulo (Foto: Divulgação)
Renault Duster Oroch, showcar exibido no Salão de São Paulo (Foto: Divulgação)Renault Duster Oroch, showcar exibido no Salão de São Paulo (Foto: Divulgação)
Renault Duster Oroch, showcar exibido no Salão de São Paulo (Foto: Divulgação)Renault Duster Oroch, showcar exibido no Salão de São Paulo (Foto: Divulgação)
G1
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS