Connect with us

GERAL

Casal que percorre o país em motorhome conclui reforma de escola desativada no Litoral do Piauí

Publicado

em

A psicóloga Ariadne Pereira e o arquiteto Valter Strunk, que cruzam o país a bordo de um motorhome para realizar ações sociais, concluíram, no último sábado (2), a reforma da Unidade Escolar Euclides da Cunha, na localidade Canto Comprido, zona rural de Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí. O local estava desativado há oito anos.

Ao g1, a Secretaria de Educação de Cajueiro da Praia informou que o espaço não será reativado como unidade escolar. O órgão informou que, após a desativação, crianças e adolescentes da região foram realocados para uma nova escola, em uma comunidade vizinha. Para chegar ao local, os alunos contam com ônibus escolares e o auxílio de monitores.

Casal que percorre o país em motorhome conclui reforma de escola desativada no Litoral do Piauí  — Foto: Reprodução

Casal que percorre o país em motorhome conclui reforma de escola desativada no Litoral do Piauí — Foto: Reprodução

Para Ariadne e Valter, a antiga escola agora pode se tornar um espaço para aulas de reforço para os estudantes, ou mesmo para convivência da comunidade, peça chave no desenvolvimento e execução do projeto de reforma.

“Quando chegamos, fomos informados que o espaço funcionava quinzenalmente para atendimento médico, mesmo sem banheiros adequados, ventilação ou qualquer infra estrutura para acolher os profissionais e a população. Foi então que resolvemos transformar esse espaço junto com a comunidade. Desejamos que seja o início de uma nova história, com muita prosperidade e dignidade”, contou Valter.

Casal que percorre o país em motorhome conclui reforma de escola desativada no Litoral do Piauí: antes X depois — Foto: Reprodução

Casal que percorre o país em motorhome conclui reforma de escola desativada no Litoral do Piauí: antes X depois — Foto: Reprodução

O projeto de reforma, segundo Ariadne e Valter, foi construído em etapas, a partir de conversas com os moradores da região. O casal chegou a ministrar oficinas criativas para ensinar noções básicas de arquitetura.

“Que bonito foi ver as pessoas envolvidas, unidas, sem ajuda do poder público, ressignificando esse espaço que carrega boa parte de suas histórias. Com elas aprendemos que as mulheres sertanejas, de todas as idades, são de uma força descomunal! Compareceram em peso quase todos os dias, fizeram acontecer”, destacou Ariadne.

Casal que percorre o país em motorhome conclui reforma de escola desativada no Litoral do Piauí — Foto: Arquivo Pessoal

Casal que percorre o país em motorhome conclui reforma de escola desativada no Litoral do Piauí — Foto: Arquivo Pessoal

Para arcar com os custos da reforma, o casal buscou apoio da Prefeitura de Cajueiro da Praia, por meio das Secretarias de Educação, de Assistência Social e de Obras, Infraestrutura e Serviços. No entanto, não tiveram apoio.

Publicidade

A reforma teve investimento da iniciativa privada e financiamento coletivo, e foi iniciada no dia 13 de junho.

“O que a gente faz é quase uma arquitetura de guerrilha. Tem duas empresas que apoiam nosso projeto, só que os valores não são suficientes. A escola deveria estar sob supervisão do Estado, da Prefeitura, então a gente vai atrás desses atores. Eu e o Valter, duas pessoas comuns, estamos conseguindo fazer uma articulação fantástica, modéstia à parte, e é isso que a gente acaba apontando pro poder público. É muito simples, às vezes só falta vontade política”, comentou Ariadne.

Entrega de reforma em escola no litoral do Piauí está prevista para 25 de junho — Foto: Arquivo Pessoal

Entrega de reforma em escola no litoral do Piauí está prevista para 25 de junho — Foto: Arquivo Pessoal

Projeto busca visitar 12 estados brasileiros

Naturais de São Paulo e Paraná, respectivamente, Ariadne e Valter se conheceram em um aplicativo de relacionamentos e estão juntos desde 2017. O projeto ‘Arquitetando o Mundo’ surgiu logo no primeiro encontro e visa reformar 12 espaços em 12 estados diferentes, com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. O Piauí é o sexto destino da dupla.

Conheça o casal que percorre o país em motorhome e quer reformar escola no litoral do Piauí  — Foto: Arquivo Pessoal

Conheça o casal que percorre o país em motorhome e quer reformar escola no litoral do Piauí — Foto: Arquivo Pessoal

A quinta ação social de Ariadne e Valter aconteceu em Anápolis, Goiás. A decisão de seguir para o Piauí surgiu após comentários positivos sobre o estado.

“A gente já estava querendo subir pra região do Nordeste e me veio na cabeça o Litoral do Piauí, porque uma amiga tinha comentado e eu tinha visto na televisão que era bonito o lugar. Entrei em contato com um camping pra perguntar se a gente poderia ficar por lá e descobri que a dona era uma psicóloga da Secretaria de Assistência Social. Então eu brinco que a gente não escolheu Cajueiro da Praia, que a gente foi escolhido”, contou Ariadne.

Publicidade

“O nosso produto final em todos os estados é a reforma, mas engloba mais coisas. Aqui, a gente quer também introduzir o grafite, a arte de rua pra essas crianças. Durante as oficinas, a gente descobriu que elas não sabiam o que é um museu, nunca tiveram esse contato, a gente quer que o prédio se torne um ponto de cultura e arte”, ressaltou Valter.

A próxima parada, de acordo com o casal, é o estado do Maranhão.

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS