Casos notificados de dengue caem 36% no PI, diz Sesapi
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 23/02/18

Casos notificados de dengue caem 36% no PI, diz Sesapi

O Piauí notificou 173 casos suspeitos de dengue, em 2018, e no mesmo período do ano passado, foram 274 notificações, o que representa uma redução de 37% dos casos. Foi o que apontou o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, apresentado hoje, 23.

Apesar da constante queda nas notificações( no último boletim a redução foi de 34,5%), a Secretaria de Saúde chama atenção do fator que pode contribuir para uma “aparente” queda nos indicadores: a subnotificação dos casos, aliada ao autodiagnóstico, quando o paciente, ao se considerar doente com dengue, não procura o serviço de saúde e, portanto, não é notificado como suspeito da doença. Isso faz da doença uma preocupação contínua dos órgãos de vigilância em saúde no estado.

O técnico de Vigilância em Saúde, da Secretaria, Antônio Manoel, explica qual o impacto dessa subnotificação. “Ela pode sim camuflar uma situação real do agravo, seja por falta de alimentação do próprio sistema pelos municípios, seja por que o paciente se autodiagnostica e não procura mais o serviço de saúde. Então, é importante que os municípios alimentem o sistema”, pede.

O período chuvoso também é um momento que exige atenção por parte da população e serviços de vigilâncias. “Estamos num período chuvoso, o que propicia o aumento de possíveis criadouros dos mosquitos, por isso mesmo a população não pode relaxar em fazer sua parte”, alerta.

Chikungunya e Febre Amarela
Também houve redução nos casos de febre chikungunya, de 29% em relação ao mesmo período de 2017. Em 2018, foram 54 casos foram notificados e no passado, 76.

Os casos de febre amarela, foram três casos notificados e descartados no ano passado. Este ano, foi notificado e descartado um caso.

Mais informações no Boletim

Fonte: Secretaria de Saúde

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Fies: prazo para inscrições termina nesta sexta-feira

As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terminam nesta sexta-feira (29). O prazo vai até as 23h59. Os interessados devem se inscrevem pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br.

GERAL

Trump: “Declaração em março deixa claro que apoio Brasil na OCDE”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta em sua conta no Twitter que a declaração conjunta divulgada em março com o presidente Jair Bolsonaro deixa “absolutamente claro”

GERAL

Prefeitura de Jaicós vai promover Semana do Bebê de 17 a 23 de agosto

A Prefeita Municipal de Jaicós, através da Secretaria de Saúde, realiza de de 17 a 23 de agosto de 2014, a 1º Semana do Bebê. Na programação, atividades voltadas para as