Connect with us

GERAL

Chuvas com rajadas de vento devem continuar até fim de outubro, diz climatologista

Publicado

em

Em pleno BRO-bró, outubro de 2019 tem sido marcado por temporais em Teresina e a boa notícia é que eles devem continuar até fim do mês. Segundo o climatologista Werton Costa, a explicação seria a grande quantidade de calor, que potencializa as rajadas de vento e também forma nuvens grandes e consistentes.

“É a transmutação do calor, da energia solar em energia cinética dos ventos. Estamos convivendo com um outubro relativamente mais quente e mais úmido, que faz com que as tempestades se formem rapidamente, com pancadas muito rápidas e bem intensas”, explicou Werton Costa.

Para o climatologista, os temporais recentes também sofreram atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Juntamente com ventos que sopram do oceano, o fenômeno provoca alta umidade no Piauí. No dia 5 de outubro, as rajadas de vento atingiram a velocidade de 100 km/h e deixou estragos na capital.

“Próxima semana já teremos um outro formado e este ciclo de temporais devem continuar até final de outubro nesta condição”, comentou.

Fonte: G1
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS