Connect with us

Bocaina

Chuvas e ventos fortes em Bocaina e região foram causados por núcleos convectivos

Publicado

em

As chuvas que caíram na cidade de Bocaina e região, nesta última quarta-feira, 02 de novembro, são provenientes de um fenômeno identificado como núcleos convectivos.

O município de Bocaina foi um dos mais afetados com chuvas e ventos fortes. Em São Luís do Piauí alguns moradores tiveram que esperar cerca de uma hora para prosseguir no tráfego por estradas vicinais onde têm passagens molhadas devido aos alagamentos

Os ventos tiveram velocidade de aproximadamente 60 km/h, conforme explicou o climatologista e professor da UESPI, Werton Costa.

O fenômeno se deve ao núcleo de projeção na região sertaneja do Piauí, precisamente na microrregião da “Capital do Mel”.

A massa polar que adentrou pelo sul da Bahia foi uma das responsáveis pelas chuvas localizadas nas faixas sertanejas e cerradeiras.

Publicidade

Devido ocorrer pelo sistema de transporte de unidade episódico, a massa de ar tem curta duração e deve instabilizar provocando chuvas localizadas pelos próximos três dias.

A atuação foi iniciada pelo extremo sul do Piauí e rapidamente alcançou a faixa sertaneja entre a região de Picos e confederação valenciana.

“Nos próximos dias a massa de ar polar deve alcançar o médio Parnaíba, a grande Teresina, e chegar até o fim de atuação, no vale do Longá”, disse.

Conforme apontou Werton, essas chuvas devem ser de moderadas a fortes com rajadas de vento e descargas elétricas para as regiões citadas acima.

“São chuvas, geralmente prolongadas, e alimentadas pela força do ar polar combinadas ao intenso calor sobre o estado do Piauí”, concluiu.

Publicidade

Para a cidade de Picos, o Inmet prevê pancadas de chuva e trovoadas isoladas com temperaturas que podem variar de 24ºC (mínima) até a máxima de 32°C. 


CONTEÚDO RELACIONADO

Picos pode ter chuva intensa com trovoadas nesta quinta-feira

Vendaval e chuva ameaçam moradores em Bocaina; estradas e passagens ficam inundadas na região


Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS