Connect with us

Bocaina

Chuvas na região de Picos trazem esperanças para agricultores

Publicado

em

As chuvas que caíram na região de Picos nos últimos dias trouxeram esperanças para o homem do campo. Além de deixar as matas com uma nova roupagem e o clima agradável, os agricultores estão reiniciando suas plantações e até mesmo  os trabalhos de aração de terra.

O agricultor de 72 anos de idade, Paulo Félix, retomou as atividades de replantio em sua roça, localizada na zona rural de Bocaina, a 05 quilômetros da sede do município.

Ele plantou milho e feijão no dia 21 de janeiro com a terra quase seca.

“Plantei no dia 21 e só choveu no dia 30. Só teve duas chuvas finas, poucas, e agora essa de ontem. Do jeito que estava seco, tivemos uma felicidade de “assituar” esse milho ai. A coisa tava feia viu!”, disse.

O agricultor cultiva em sua roça o milho, feijão e capim. “Esse feijão e o milho nasceu praticamente no seco e agora estou replantando nas partes falhadas que não nasceu”, lamentou.

Publicidade

Agricultor trabalha no replantio do milho

No ano passado para o agricultor foi um período de boas chuvas. “O inverno do ano passado começou bom e choveu bem. Já esse ano está fraco, mas pode ser que melhore daqui para frente porque pior já esteve”, comentou.

O feijão ligeiro como é caracterizada semente, após o plantio do dia 21 de janeiro tem previsão de produzir bajes no final do mês de março para início de abril. Já o tempo de colheita é prevista para  mês de maio e início de junho.

Na roça além dos cultivos, Paulo tem um reservatório de água para o gado. O agricultor disse que devido ao bom inverno do ano passado o “barreiro” não secou. “Graças ao inverno que foi bom no ano passado o tanquinho não secou, mas se não continuar as chuvas nesse ano faz perigo ele secar lá para o mês de outubro e novembro”, explicou.

Agricultores de Sussuarana que fica na zona rural de Bocaina, relataram que a chuva foi moderada, molhou a terra e encheu algumas paredes de arroz. “A situação é regular, mas não tem nada “assituado” ainda. Quem plantou na chuva de novembro…perdeu. Os lavradores agora estão mais alegres aguardando as chuvas. Se Deus quiser!” disse um agricultor.

Em São Luís do Piauí, a situação de estiagem não foi diferente. Agricultores cessaram os trabalhos de aração por conta da terra seca.

Nesta última terça-feira, a chuva foi considerada boa para o presidente da Associação de Trabalhadores Rurais., Gilberto Rodrigues, que relatou que alguns agricultores retomaram os trabalhos. “O pessoal está mais animado com essas últimas chuvas […] O inverno está tarde!”, disse.

Publicidade

De acordo com o climatologista, Werton Costa, pluviômetros particulares da região de Picos registraram cerca de 35 milímetros de acumulado de chuvas, referente de segunda para terça-feira, que teve tempo de duração de 6 a 8 horas.

Werton destaca que “choveu relativamente bem”, nas regiões Centro-Sul e Centro-Norte do Piauí.

Em Teresina, a 310 quilômetros de Picos, o acumulado variou até 90 milímetros. Foi registrado 48mm na Zona Sudeste e 60 na Zona Leste. A região sul da capital registrou 90 milímetros.

“Esse nível de umidades se deve a uma aproximação sutil da zona de convergência intertropical apoiada na aproximação da borda do vórtices ciclônicos de altos níveis (VCAN).

Dois sistemas estão em rotas de aproximação que são: a zona de convergência intertropical que é o principal sistema promotor de chuva que vem do atlântico e o VCAN que é um sistema esporádico que tem duplo efeito. A sua borda promove chuva e o centro provoca veranico”, explica o climatologista.

Publicidade

Na cidade de Massapê do Piauí com a intensidade da primeira chuva forte do ano registrada no município, o rio Boa Vista registrou cheia, desaguou na barragem da localidade Abóbora fazendo com que o reservatório atingisse sua capacidade máxima e transbordasse.

Mais fotos

        

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS