Connect with us

GERAL

CMDCA realiza sorteio de números para candidatos ao Conselho Tutelar de Picos

Publicado

em

A Comissão Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Picos – CMDCA – realizou, na manhã desta segunda-feira (19), na Câmara de Vereadores, uma reunião com os candidatos ao Conselho Tutelar da cidade.

De acordo com a presidente da CMDCA, Luísa Cunha, o processo diverge do eleitoral regido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, dando às pessoas o poder de quererem votar ou não.

“Hoje nós estamos realizando uma reunião com os, agora, já candidatos, para que eles forneçam a fotografia e os dados (nomes que querem que sejam inseridos nas urnas). Realizamos também o sorteio dos números, para que também sejam inseridos na urna. Hoje, oficialmente, inicia-se o período de campanha, que vai até o dia 05 de outubro, às 17h00. A campanha tem que ser de esclarecimento, através de reuniões, de visitas domiciliares, porque a gente não tem as mesmas regras e permissões de um processo eleitoral normal, feito pelo TER. É preciso que as pessoas entendam que esse é um processo de eleição diferenciado. É uma eleição facultativa, ou seja, condiciona a vontade do eleitor em conhecer, em quem eles podem votar, e também em se dirigir até o local de votação”, disse ela.

Luísa Cunha, presidente da Comissão Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Luísa esclareceu ainda que só é permitida a divulgação de panfletos tipo “santinho”, e que qualquer outra modalidade de divulgação vai contra as regras da votação.

“Então, basicamente, a campanha permitida é somente aquele panfleto do tipo “cola”, que vem com a foto e número do candidato para que o eleitor leve à cabine de votação. Não é permitido nenhum tipo de cartaz, material adesivo, faixas, cavaletes e nem pinturas de muros, nem distribuição de brindes ou promessas. É uma campanha que, prioritariamente, tem que ser de esclarecimento, de visitação e conscientização da população sobre a importância de escolher seus conselheiros tutelares”, esclareceu.

Publicidade

Os locais de votação ainda não foram definidos. Ela lembra que apenas quem votou na eleição de 2018 para presidente, pode comparecer e votar para os conselheiros tutelares.

Os números só podem ser divulgados a partir das 19h00. Aguarde mais informações.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS