Connect with us

GERAL

Com salários atrasados, médicos plantonistas paralisam atendimentos no Piauí

Publicado

em

O Pronto Socorro que atende moradores dos municípios de Buriti dos Lopes, Caxingó e Caraúbas do Piauí está sem atendimento médico por parte dos plantonistas. Os médicos plantonistas que trabalham no Pronto Socorro da cidade abandonaram o trabalho, desde a última quinta-feira (10). O motivo seria o atraso no pagamento dos salários. Segundo a categoria, os médicos estão com seus vencimentos atrasados há 4 meses (novembro, dezembro, janeiro e fevereiro), sem que a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) tome uma providência.

O Pronto Socorro de Buriti dos Lopes vem funcionando no prédio da UBS Demerval Castelo Branco no Centro da cidade que foi cedido ao Estado pelo Município desde que o hospital estadual local foi fechado em 2012 pela gestão passada. O Pronto Socorro vem atendendo não só pessoas do município de Buriti dos Lopes, mas também atende diariamente ocorrências dos municípios de Caraúbas do Piauí e Caxingó. Os três municípios ficarão prejudicados a partir de agora com essa paralisação.

Um dos médicos plantonistas que trabalham na unidade de saúde chegou a ligar para a Sesapi cobrando uma posição sobre os pagamentos em atraso, mas segundo o médico, o Governo declarou que não há previsão para os pagamentos.

“os atrasos são constantes e do jeito que está não tem como continuar trabalhando, infelizmente a população será penalizada por conta do descaso desse governo”, afirma.

Secretaria Municipal de Saúde vai acionar o Ministério Público

A Secretaria Municipal de Saúde informou que vem cobrando que os repasses sejam normalizados para que a população não venha ser prejudicada. Mas, as intervenções têm sido em vão. O Município já trabalha no limite financeiro e não tem como arcar com despesas que é obrigação do Estado.

Publicidade

A Secretaria informa ainda que se o Governo do Estado não pagar os vencimentos atrasados dos médicos, não terá previsão de quando a situação será normalizada e, avisa que vai recorrer ao Ministério Público para que intervenha junto ao governo estadual e os plantões voltem a ser normalizado.

** Com informações do Portal Boca do Povo

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS