Connect with us

GERAL

Comissão da Emater visita Picos para divulgar ações da entidade; agricultura familiar é foco

Publicado

em

O Diretor Técnico da Entidade de Assistência e Extensão Rural do Piauí – Emater, André Rocha, faz visita a Picos para apresentar a nova gestão do instituto para o Vale do Guaribas, o senhor Francisco Guedes, novo diretor Geral. Além disso, sua visita tem por objetivo apresentar as novas ações do órgão.

“Hoje nós estamos aqui no Vale do Guaribas com duas propostas. A primeira é apresentar a nova equipe de gestão, encabeçada pelo Francisco Guedes, que assumiu recentemente como diretor geral do instituto. Mas estamos também para apresentar as propostas de renovação das ações da Emater aqui no território e no Estado. As ações já existentes terão continuidade, tanto no Estado e, principalmente, no território Vale do Guaribas”, disse ele.

Ele ressaltou que se pode esperar da nova gestão compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar do Piauí, dando ao agricultor possibilidades de dar valor a seus produtos e comercializá-los, a fim de que os agricultores tenham condições de sobreviver dignamente e com foco na sustentabilidade, para que se consiga um objetivo maior dito pelo Governo do Estado que é elevar o Índice de Desenvolvimento Humano em nota 8 até 2030.

André Rocha declarou ainda que nesta quarta-feira (17) há uma ação que tem sido desenvolvida na cidade, que é o planejamento de ações de assessoria técnica e capacitação das famílias que são beneficiadas no projeto “Viva o semiárido”, que tem como entidade executora a Secretaria de Agricultura Familiar e outras co-executoras, como a Emater, Secretaria Estadual de Educação e a de Trabalho e Empreendedorismo.

“Precisamos de ações específicas de assessoria e acompanhamento técnico dessas famílias. Para se ter uma ideia, o projeto ‘Viva o semiárido’ atende cerca de 2.159 famílias diretamente, com 45 projetos produtivos  que foram elaborados tanto pela Emater quanto por outras entidades que foram credenciadas a elaborarem os projetos e prestarem serviço técnico de assessoria. Isso gerou um recurso de mais de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais) circulando aqui no Vale do Guaribas, somente através do ‘Viva o semiárido’. Cerca de 500 famílias são atendidas por propostas elaboradas pela Emater com 12 projetos, gerando em torno de quase R$ 5.000.000 (cinco milhões de reais) aqui no território”, exemplificou.

Publicidade

O diretor técnico afirmou ainda que isso beneficia a região, pois o dinheiro que é gerado é utilizado dentro do próprio local. “Os projetos implementados, aquisições dos equipamentos, produtos e materiais são realizadas aqui dentro do território e isso movimenta a economia da região”.

André disse ainda que para que as famílias tenham acesso ao projeto, é preciso que se organizem em associações e estas apresentam carta-proposta. Serão, portanto, feitas consultas à coordenação do projeto. Depois é feito um trabalho pela Unidade Regional de Gerência do projeto. “Essa equipe encaminha, através dos conselhos municipais, os quais priorizam essas propostas e depois distribuem às entidades que vão elaborar os projetos para serem aprovados pelo Comitê Gestor do projeto ‘Viva o semiárido’. Hoje nos encontramos em uma fase de implantação destes projetos, pois a de elaboração já passou. A previsão de termino é de junho de 2020. Estamos em fase final de implementação”, comentou.

A Emater atua ainda em outro projeto que, em Picos, atende em torno de 40 famílias por município para pequenos projetos familiares, como instalação de pequenas hortas, criação de galinha caipira e apicultura, que tem se destacado muito aqui na região.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS