Connect with us

DESTAQUES

Comissão de sindicância da Ufpi vai oficiar chefes de setor onde aluna foi encontrada morta

Publicado

em

A comissão de sindicância criada pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) irá oficiar na próxima segunda-feira (6) os chefes dos setores onde ocorreu o estupro e assasinato da estudante Janaína da Silva Bezerra.

Foto: Cidade Verde

Ao Cidadeverde.com, a professora Juliana Castelo Branco Paz da Silva, que compõe o grupo, informou que a expectativa é que os gestores e servidores desses setores comecem a ser ouvidos ao longo da semana.

“Após essa etapa faremos a oitiva dessas pessoas. Faremos os questionamos para entendermos o que aconteceu e futuramente ver a atribuição a responsabilidade devida pela ação ou omissão dos gestores do campus”, disse a docente.

A comissão de sindicância é presidida pelo auditor Geraldo Daniel e Silva de Castro e  ainda conta com a participação da professora Adriana Castelo Branco de Siqueira. O grupo tem 60 dias para concluir os trabalhos de apuração.

“Precisamos aguardar as investigações policiais, porque não se sabe ainda o que ocorreu e nem é nossa competência investigar o crime, mas imputar ou descobrir se houve alguma negligência, alguma coisa contrária às normas da universidade”, pontuou Juliana Paz.

Janaína Bezerra foi encontrada morta após uma calourada na sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que fica próximo do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da Ufpi. A suspeita é que ela tenha sido estuprada dentro de uma sala de estudo da pós-graduação do Departamento de Matemática.

Publicidade
Foto: Cidade Verde

Além da direção do CNN, da chefia de departamento e da coordenação do mestrado de Matemática, a comissão de sindicância irá oficiar os trabalhadores da segurança interna da UFPI e solicitar as imagens das câmeras de segurança.

“Vamos ouvir todos para saber como eram os acessos a esses espaços para entender de fato o que ocorreu. Não sabemos o que vamos ouvir e descobrir, mas as responsabilidades serão apuradas. Servidores que tenham se omitido ou cometido alguma infração, devem responder um processo administrativo disciplinar”, garantiu a integrante da comissão.

O mestrando Thiago Mayson da Silva Barbosa, 28 anos, que segue preso como suspeito de estuprar e matar Janaína Bezerra, também deve ser ouvido pelos membros da comissão de sindicância da Ufpi.

Foto: Cidade Verde

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS