Connect with us

GERAL

Como iniciar uma rotina de exercícios? Veja algumas dicas

Publicado

em

Melhora no sono, humor, qualidade de vida, emagrecimento saudável, diminuição no risco de doenças cardiorrespiratórias são alguns dos benefícios obtidos através do exercício físico frequente.

Apesar disso, este não é um dos hábitos mais fáceis de incluir no dia a dia das pessoas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 10 por cento da população brasileira pratica atividade física com frequência. As desculpas variam entre a falta de tempo e motivação. Muitos até chegam a começar, mas acabam abandonando a atividade no meio do caminho.

A seguir, conheça 6 passos simples que vão ajudá-la a iniciar e a manter uma rotina de atividade física para que você nunca faça parte das estatísticas de quem desiste.

1. Busque uma atividade que você goste de fazer

Publicidade

Para a fisioterapeuta Thais Schmidt, do Centro de Reabilitação L’acor, a primeira coisa a se pensar ao escolher uma atividade física é buscar algo com que a pessoa se identifique, tenha prazer e goste de fazer. “O intuito é que a atividade não seja um peso e sim um prazer”, orienta Thais. Fazer uma coisa por mera obrigação e sem nenhum prazer vai fazer com que você desista com muito mais facilidade. Atualmente são muitas as opções disponíveis para se exercitar, certamente você vai encontrar uma da qual goste muito!

2. Separe um tempo do seu dia especialmente para isso e não abra mão

Estabeleça os dias e os horários que você vai dedicar-se à atividade física. Isso não significa que você não pode exercitar-se em outros momentos, porém deve haver uma rotina pré-estabelecida. Procure também não faltar muitas vezes seguidas. Mesmo quando bater aquele cansaço e você quiser desanimar, mantenha o foco e não desista. Também não vale colocar a culpa no frio, no calor, na chuva! Uma dica bacana é fazer um pequeno diário onde você possa anotar os benefícios que tem percebido com a prática da atividade física. Registre o seu progresso. Você irá se surpreender e, certamente, sempre terá motivos para continuar!

3. Estabeleça objetivos possíveis

Quando alguém decide iniciar uma rotina de exercícios é comum estabelecer objetivos tão altos que acabam tornando-se inalcançáveis. Não é pouco o número de pessoas que desiste da atividade física por motivos como este. Por isso, não comece criando uma rotina de exercícios muito pesada ou rigorosa. Estabeleça objetivos mensuráveis e possíveis e vá aumentando o ritmo conforme perceber melhora. Os excessos são prejudiciais: exercícios pesados demais podem levar a tensões musculares e fadiga.

Publicidade

4. Respeite as orientações médicas

Segundo Thais também é necessário obedecer as recomendações médicas quando o assunto é atividade física. Procure consultar-se antes e verificar quais são as atividades mais recomendadas para você. “Há pessoas que não podem fazer exercícios de alto impacto ou que têm algum problema na lombar, por exemplo, nesses casos existem atividades que devem ser evitadas e outras que são mais indicadas”, orienta a fisioterapeuta.

5. Não foque apenas na perda de peso

Não se preocupe se os resultados demorarem a chegar. Estimativas revelam que são necessárias oito semanas de exercícios para se conseguir algum resultado visual. Procure não se pesar logo depois de cada atividade física. O ideal é você subir na balança a cada quinze dias, por exemplo. Não se esqueça que além de emagrecer o foco também é o bem estar e a qualidade de vida.

6. Alimente-se bem, durma o necessário e beba água!

Publicidade

Se o objetivo da atividade física também é emagrecer, você precisa de alguns aliados. Alimentação, sono e hidratação irão te auxiliar no emagrecimento saudável. O ideal é dormir as oito horas diárias recomendadas. Você sabia que os músculos crescem e se regeneram após o sono profundo?

Além disso, beber no mínimo dois litros de água diariamente é fundamental. Não se esqueça de hidratar-se durante a atividade física. Um acompanhamento nutricional também vai cair bem! Inclua saladas, verduras e frutas em suas refeições e procure se alimentar a cada três horas. Lembre-se também que para emagrecer você precisa gastar mais calorias do que consome, por isso: mexa-se!

Dicas importantes para o sucesso da sua rotina fitness

  • Se o problema é a falta de tempo, procure se exercitar nos intervalos do trabalho, no horário do almoço ou enquanto assiste televisão. Aproveite as oportunidades disponíveis para fazer abdominais, pular corda ou fazer uma caminhada;
  • Quando for se locomover entre locais que não sejam tão longe escolha ir caminhando;
  • Troque o elevador pela escada;
  • Se estiver se sentindo desmotivada procure diversificar as atividades. Bicicleta, pilates, caminhada, luta;
  • Uma dica para não desanimar é procurar fazer atividades em grupo. Chame uma amiga para ir com você. Dessa forma, uma ajuda a outra a manter o foco;
  • Se gostar de música procure se exercitar ouvindo sua banda preferida.

Com essas dicas você poderá usufruir dos benefícios da atividade física de maneira prazerosa e sem o risco de desistir no meio do caminho. Qualidade de vida, emagrecimento saudável, melhora do sono e do humor esperam por você!

Fonte: Dicas de Mulher

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS