Connect with us

GERAL

Companhia chinesa pode comprar distribuidoras da Eletrobras

Publicado

em

A State Grid vai avaliar a possibilidade de aquisição das distribuidoras de energia elétrica que a estatal Eletrobras pretende oferecer ao mercado, disse nesta sexta-feira o vice-presidente de Operação e Manutenção da holding chinesa, Ramon Haddad, após leilão de transmissão.

A companhia chinesa venceu nesta sexta-feira (17) a disputa pela concessão do segundo linhão que escoará a energia da hidrelétrica de Belo Monte, um projeto orçado em 7 bilhões de reais.

“Vamos acompanhar as oportunidades de mercado. A Celg vai ser a primeira, e por isso será a primeira a ser analisada… vamos acompanhar o que está disponível, o que o mercado e as empresas têm a oferecer”, afirmou Haddad, em entrevista a jornalistas.

O executivo comentou que a State Grid, que até o momento só investiu em transmissão de energia no Brasil, também avalia oportunidades nos segmentos de distribuição e geração, sendo que o foco neste último são projetos de energia renovável, como usinas eólicas e solares.

“Estamos sempre buscando oportunidades de investimento, sozinhos ou juntamente com parceiros locais”, disse o vice-presidente de Novos Negócios da State Grid, Qu Yang.

Publicidade

Yang lembrou que a empresa tentou entrar no segmento de geração ao participar da disputa pela hidrelétrica de São Manoel, em dezembro de 2013, mas o empreendimento foi arrematado por um consórcio entre a EDP Energias do Brasil e Eletrobras Furnas.

De acordo com Haddad, os chineses também já avaliam a participação em um próximo certame de linhas de transmissão em 26 de agosto.

Fonte: Exame.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS