Confira as cidades com maior índice de isolamento social no Piauí
Publicado por: | Data: 14/04/20

Confira as cidades com maior índice de isolamento social no Piauí

O isolamento social tem sido uma medida adotada por diversos países, inclusive o Brasil para evitar a propagação do coronavírus, o Sars-Cov-2. Como medidas de estados e municípios, diversos decretos limitando funcionamento do comércio e ações de proibição de aglomerações têm sido implantadas, mas o índice de isolamento (pessoas em casa) no Piauí continuam abaixo do ideal que é de pelo menos 70%, como aponta a Organização Mundial de Saúde.

Durante a Semana Santa, o cumprimento do isolamento foi de 50% em Teresina. Eduardo Aguiar, analista de sistemas da prefeitura, informou que na sexta-feira (11), primeiro dia do feriado da Semana Santa, o total de 66% das pessoas ficaram em casa, no sábado 56% e no domingo 60%. Cabe ressaltar que nos dois últimos dias há uma margem de erro de 5%.

Em comparação à semana anterior à Semana Santa, o analista mostrou que na segunda-feira houve uma queda no isolamento de 55% para 52%, na terça, o erro se repete, caiu de 55% para 51%, já na quarta-feira houve um pequeno acréscimo, de 49% subiu para 50%. Na quinta-feira mais uma pequena queda de 55% para 51% e na sexta, primeiro dia da semana Santa, o isolamento social subiu de 53% para 66%. No sábado o isolamento foi igual ao da semana anterior, de 66%. No domingo uma queda de 3 pontos percentuais, de 63% foi para 60%.

O sistema  de isolamento também permite que os profissionais consigam monitorar e avaliar quais são as regiões que estão em maior descumprimento do isolamento social. Abaixo de 40%, deixando a desejar, está a zona Sul da capital, com os bairros Brasilar e Santo Antônio. Entre 40 e 50% na Zona sudeste: Dirceu, Itararé, Novo Horizonte, São Sebastião e Beira Rio; zona Leste: Vale do Gavião e São João;  zona Norte:  Buenos Aires, Memorare, São Joaquim, Residencial Francisca Trindade e Parque Brasil.

A ferramenta considera uma quebra no isolamento quando a pessoa se afasta mais de 450 metros da sua residência. Vale ressaltar que o sistema respeita todas as leis e regras de privacidade  do cidadão, tendo em vista que ele não monitora individualmente, mas sim aparelhos de celulares ligados naquela região.

Cenário no Piauí

O cenário no restante do Piauí não é diferente da capital. Após atingir 61,70% de isolamento da população na Sexta-Feira da Paixão, dia 10, o índice caiu para 54% no sábado, 11, mas voltou a subir no domingo (12), alcançando 59%, portanto mantendo a casa dos 60%.

Enquanto na sexta-feira, o Piauí era o primeiro no ranking nacional, no domingo caiu para o 14º lugar. O Distrito Federal liderou a lista, com 61,77%. O último colocado foi o Tocantins, com 54,63%.

Os municípios com maior índice de isolamento social no Piauí no último sábado foram Lagoinha do Piauí (78,60%), Wilson Brandão (77,20%), Aroeiras do Itaim (75,40%), Curralinhos (73,10%) e Juazeiro do Piauí (70%). Os com menor índice na mesma data foram São Gonçalo do Gurguéia (29,70%), São Miguel da Baixa Grande (33,20%), Canto do Buriti (40,30%), Campo Alegre do Fidalgo (40,80%) e Betânia do Piauí (41,40%). Teresina, a cidade mais populosa, ficou com índice de 55,10% no sábado.

Fonte: Meio Norte

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Fies tem prazo de aditamento de contrato prorrogado

A portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 29, também prevê liberar até o dia 31 de maio o aditamento de suspensão temporária do prazo de utilização do

GERAL

Contran adia para julho de 2019 novo modelo de placas do Mercosul

Os departamentos de trânsito dos estados e do Distrito Federal (DF) terão até o dia 30 de junho de 2019 para implantar o novo modelo de placas do Mercosul. O

GERAL

Operação da Sefaz apreende mais de R$ 100 mil em produtos ilegais no Piauí

A Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo (DECCOTERC) e a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) apreenderam cerca de R$ 102.580,00 em mercadorias irregulares