Connect with us

GERAL

Conselheiros tutelares de Marcolândia participam do XIII Congresso de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Piauí

Publicado

em

Os conselheiros tutelares de Marcolândia participaram nos dias 27, 28 e 29 de junho do XIII Congresso de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Estado do Piauí. Promovido pela ACONTEPI (Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Piauí), o evento aconteceu na cidade de Teresina, capital do Estado.

O tema trabalhado no congresso foi “ECA 32 anos: a busca da garantia dos direitos das crianças e adolescentes na sociedade moderna”. O evento teve com lema: “A luz do conhecimento para os conselheiros no desempenho das suas atribuições”.

De Marcolândia, participaram do Congresso, a presidente do Conselho Tutelar do município, Andressa Suleman, juntamente com os conselheiros Alcione Mourão, Ana Lúcia e o motorista Daniel Miguel.

Andressa Suleman agradeceu ao prefeito de Marcolândia Dr. Corinto Matos por sempre apoiar as atividades e ações do Conselho Tutelar. A presidente do CT direcionou agradecimentos ainda ao secretário municipal de Assistência Social de Marcolândia, José Valdemiro, o Birica.

A programação do primeiro dia, além da leitura e aprovação do Regimento Interno, contou com Fórum Nacional Colegiado de Conselheiros Tutelares e o fortalecimento das organizações estaduais, pós pandemia, com a palestrante Grasiela Gabriel que é coordenadora nacional. A palestra foi mediada por Maria do Rosário.

No segundo dia do congresso de conselheiros houve a mesa do Ministério Público e a Primeira Infância, com as palestrantes: Dra. Joselisse Nunes (Coordenadora do CAODIJI), a mestra Samia Cristina (Assistente Social da Coordenação da Infância do
Tribunal de Justiça) e Dra. Carla Yasca Bento Feitosa, que é subdefensora Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí. A mesa foi mediada por Djan Moreira, ouvidor Geral da Defensoria Pública do Piauí.

Outro assunto colocado em pauta foi o Incentivo à Convivência Familiar e Comunitária. Mediada por Carlos André – GDH Prefeitura de Teresina – teve como palestrantes a Dra. Maria Luisa, juíza da 1ª Vera da Infância e Juventude de Teresina, juntamente com Dra. Sheila Andrade, da Defensoria Pública do Estado do Piauí, e a mestra Luciana Evangelista/CEAS/Sasc.

O palestrante, Marcelo Nascimento, trabalhou as atribuições e competências do Conselheiro Tutelar, que foi mediado por Elton Soares.

Publicidade

O sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no ECA, foi abordado com a temática: o SIPIA no Brasil e no Contexto do Estado do Piauí, trabalhado com os palestrantes Gasiela Gabriel, Anderson Saraiva (Coordenador Estadual do Sipia/SASC), mediado por Maria Medianeira.

O primeiro e o segundo dia do Congresso em seu encerramento foram marcados pela Noite Cultural.

Na última etapa, no terceiro dia, a Lei Geral ou Lei Orgânica de Conselheiros Tutelares – realidades e mitos – foi tema trabalhado com o palestrante: Dr. Murilo Digiácomo, sendo mediado por Antônio José. Na pauta outro assunto debatido foi a Deliberação das proposições do congresso, mediado por Francisco Leite.

Ao final foi divulgado o resultado das eleições.

Facebook

MAIS ACESSADAS