GERAL

Conselho Tutelar de Jaicós divulga relatório de ações no ano de 2020

Publicado

em

O Conselho Tutelar do Município de Jaicós, divulgou o relatório das ocorrências atendidas e ações realizadas durante o período de 10 de janeiro a 16 de dezembro do ano de 2020, com intuito de informar a população sobre o trabalho prestado e números de casos envolvendo a violação de direitos da criança e do adolescente.

De acordo com o relatório, foram expedidas 30 notificações a pessoas a comparecerem e prestarem possíveis esclarecimentos de Violações de direitos de Criança e Adolescente; feitos 26 encaminhamentos destinados a órgãos que fazem parte da Rede de Assistência à Criança e Adolescente e 100 atendimentos na sede do Conselho por supostas violações de Direitos de Crianças e Adolescentes

Também foram feitos 94 relatórios de acompanhamento em geral, sendo dois deles para o Selo Unicef; recebidos 28 ofícios, entre denúncias, convites e informativos; expedidos 20 ofícios a órgãos responsáveis pela manutenção do Conselho; 05 termos e advertências em prol da proteção dos direitos da criança e adolescente a pais ou responsáveis; 07 relatórios em Ação de Guarda Solicitado por Ministério Público da Comarca de Jaicós; 12 Atas de Reuniões internas do Conselho Tutelar Ordinárias e 3 Extra Ordinárias.

Durante este ano o Conselho Tutelar também constatou e acompanhou cinco casos de estupro de vulnerável, fez oito encaminhamentos ao CREAS, para acompanhamentos psicológicos e com demais profissionais do órgão; recebeu três denúncias através do Disk 100; e realizou 120 visitas a famílias das zonas urbana e rural da cidade.

Dos casos atendidos durante o ano, 98% foram envolvendo violação aos direitos de criança e adolescentes.

Publicidade

No relatório também foi destacado que durante este período de pandemia do novo coronavírus, vivenciado no município e em todo o mundo, o conselho pausou seus atendimentos na sede, com o intuito de evitar a propagação do vírus, ficando em atendimento de sobre aviso, no período de março a agosto, e retornando em atendimento de horário reduzido, de setembro a dezembro, por orientação do Ministério Público e órgãos públicos municipais.

“Por fim, o trabalho do Conselho Tutelar realizado de janeiro a dezembro de 2020, buscou conscientizar toda a população jaicoense sobre os direitos da criança e do adolescente na condição de pessoa em desenvolvimento, usando como mecanismo as redes sociais e sobretudo, suas principais atribuições resguardadas pelo estatuto da criança e do adolescente (ECA). Declara-se ainda que todas as informações contidas no relatório podem ser comprovadas, de acordo com documentos que agora fazem parte do arquivo de 2020, os quais estão agrupados em suas respectivas pastas” diz um trecho do relatório.

O conselho tutelar entrará de recesso, mas continuará  de sobre aviso para qualquer eventualidade de urgência e emergência, atendendo pelo telefone : 9 9984 1934.

A equipe do Conselho Tutelar ainda divulgou uma mensagem desejando um feliz ano novo a população:

É tempo de virada do ano, de celebrações que despedem o ano velho, mas é também momento de reflexão, de ponderação e principalmente de gratidão. 

Publicidade

Deus nos presenteou com mais um ano que agora despedimos, e a Ele devemos agradecer pela generosidade e misericórdia infinitas. 

Vamos receber o Ano Novo com a alma renovada de esperança e alegria, carregando Jesus no coração, e que assim seja o ano todo. A todos desejamos um Feliz Ano Novo! Que seja de amor, perdão, paz e felicidade! 

Que o Evangelho seja nossa orientação em cada dia deste novo ano. Que saibamos encontrar a felicidade na paz e no amor de Cristo. Que Deus abençoe a todos e Sua luz ilumine os nossos corações. 

Que a maior promessa de Ano Novo seja o fortalecimento da nossa fé, e que a saibamos cumprir em cada um dos 365 dias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile