Connect with us

GERAL

Coordenação do Meio Ambiente realiza Diagnóstico Ambiental em São Julião

Publicado

em

A Prefeitura de São Julião, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Coordenação do Meio Ambiente, realizou durante o mês de setembro um Diagnóstico Ambiental no âmbito do município.

O Diagnóstico Ambiental é uma ferramenta base de suporte, que consiste num levantamento da situação e percepção dos componentes ambientais de uma determinada área, com vistas à verificação da conformidade legal, com indicação de medidas preventivas e corretivas, se preciso for.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente, Carlos Ramon, o objetivo primordial da ação foi à busca e identificação técnica dos principais problemas ambientais do município.

Carlos Ramon

“A partir da identificação e do trabalho de campo, foi possível desenvolver um vasto diagnóstico ambiental. Para que assim, a coordenação tivesse todo um suporte logístico e técnico para intervir e minimizar tais impactos de cunho socioambiental. Bem como, à vista disso foi desenvolvido um Plano de ações, para que possamos de fato intervir nos problemas”, explica o coordenador.

No diagnóstico foi possível identificar os principais problemas ambientais, que são: queimadas; desmatamento; disposição inadequada de resíduos sólidos; poluição das águas; poluição do solo; introdução de espécies exóticas; eutrofização de macrófitas aquáticas; erosão; extração ilegal de areia; arborização urbana e reflorestamento.

Queimadas

Além da sede, a equipe percorreu os interiores tais como: Mandacaru, Fujona, Alagadiço, Macambira, Porcos, Nova Brasília, Cansanção, Jua, Olha d’Aguinha.

Recentemente outra ação realizada pela Coordenação do Meio Ambiente, foi arborização da praça do povoado Mandacaru que externa-se como importante marco no processo de Execução do Plano de Ações Ambientes 2021/2022.

Arborização no Povoado Mandacuru

Todo o trabalho está sendo executado dentro dos parâmetros estabelecidos pela Coordenação. “Acreditamos que prosseguindo com o presente ímpeto, iremos conseguir aplicar e concluir todas as etapas do nosso Plano de Ações”, explica o coordenador Carlos Ramon.

Arborização

Confira as imagens:

Arborização no Povoado Mandacaru:

Facebook

MAIS ACESSADAS