Connect with us

GERAL

Covid-19 chega às regiões vulneráveis e governador discute maneiras de reduzir a transmissão no Piauí

Publicado

em

O governador Wellington Dias conversa nesta sexta-feira, 08 de maio, com o professor e pesquisador da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Jefferson Leite, com o diretor do Instituto Amostragem, João Batista Teles e com o consultor da Fundação Getúlio Vargas, Eduardo Massad, em transmissão ao vivo em suas redes sociais.

O tema da Live é sobre a taxa de contaminação de coronavírus no Piauí. A conversa visa discutir maneiras e estratégias de como reduzir a propagação da Covid-19 pelo Estado.

De acordo com diretor do Instituto Amostragem, João Batista Teles, a situação no Piauí é muito preocupante. “A presença do coronavírus já chegou nos municípios mais vulneráveis”, disse.

Reprodução/ Youtube

Na ocasião, o governador piauiense destacou que adquiriu 43 leitos de UTI da rede privada para compor a rede estadual. De acordo com o líder estadual havia uma pressão de outros Estados para a aquisição destes leitos.

“Temos ainda uma condição de tempo para poder andar, fizemos um contrato/edital com a iniciativa privada para colocar 43 novos leitos, a rede estava  sofrendo uma pressão de outros Estados e resolvemos os compor para o Piauí, e estão espalhando agora  em 34 municípios”, disse.

Publicidade

Reprodução/ Youtube

A medida se faz necessária pelo aumento de casos reportados no Piauí, e as projeções nada positivas quanto ao avanço da doença. Batista Teles aponta que estima-se quase 15 mil casos atualmente em âmbito estadual.

“Na primeira encontramos uma proporção de 0,011%, e até às 11 horas de hoje a taxa estava 0,044% e a taxa de infectados estava em quase 15 mil pessoas, então é esta amostragem que temos feito no Estado do Piauí. Vamos terminar o campo amanhã, estamos fazendo a amostra de 4,8 mil testes, de uma semana para cá houve um aumento muito grande de pessoas que o teste deu positivo, o teste que estamos trabalhando tem 86% de sensibilidade”, informou.

Por sua vez, o professor e pesquisador da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Jefferson Leite reverberou a  tendência de crescimento, estimando 1,4% dos teresinenses contaminados com a Covid-19. “A quarta pesquisa já está sendo feita deve ser terminada domingo, temos uma probabilidade de 1,44% da população de Teresina contaminada, pelo que temos visto a tendência é crescer, a população tem desobedecido o isolamento social. O que estamos vendo este número agora é que os números estão começando a convergir para índices parecidos.  As discrepâncias vão ser dirimidas com o passar do tempo”, complementou.

Fonte: Meio Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS