Connect with us

GERAL

Defensoria Pública do Piauí participa de audiência por meio de videoconferência

Publicado

em

Mesmo durante a pandemia provocada pelo Novo Coronavírus, a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE) tem cumprido o seu papel de promover o acesso à Justiça. Nesta quinta-feira (26), o defensor público Wendel Damasceno Sousa, atuando em substituição na 7ª Defensoria Pública Itinerante, participou, por meio do aplicativo Skype, de audiência de apresentação de adolescente, visando a aplicação de medida socioeducativa. A audiência foi realizada com a participação da adolescente, dos pais desta, que se encontram no município de Gilbués, do juiz da Vara única da Comarca de Gilbués e do representante do Ministério Público.

A utilização do aplicativo para a realização da audiência foi necessária devido ao momento de isolamento social,  requerido pelo risco de contágio da Covid-19 e teve boa avaliação por parte do defensor público. “Atuando em forma de trabalho remoto, tivemos a primeira audiência feita pela Diretoria Itinerante realizada por videoconferência, em um processo da Comarca de Gilbués. A adolescente, que está em Teresina, foi encaminhada ao Fórum da capital e com a participação do juiz, do representante do Ministério Público e dos pais da adolescente, que se encontram em Gilbués, realizamos a audiência sem problemas. Tivemos uma transmissão limpa, na qual foi possível visualizar todos os participantes e fazer as perguntas necessárias, tudo aconteceu de forma muito tranquila”, afirmou Wendel Damasceno.

O defensor público explica ainda que a adolescente está sob custódia do Estado, por se tratar de um crime grave, e que o prazo desde a sua apreensão requeria a realização da audiência. “Já se passaram mais ou menos trinta dias do tempo que ela foi apreendida, portanto a audiência era necessária e, com toda a dificuldade para locomoção, nesse momento de pandemia, o uso do aplicativo para a videoconferência nos permitiu dar andamento ao processo”, destaca.

O diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Marcelo Moita Pierot, diz que “é importante que a sociedade entenda as limitações impostas pela pandemia, mas as Instituições continuam a exercer seu papel com o apoio na tecnologia, assim a Defensoria Itinerante se adapta às necessidades e continua atendendo com eficiência a população que dela necessita”.

Ascom DPE

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS