Connect with us

GERAL

Defesa Civil monitora municípios e pede limpeza de bueiros para evitar alagamentos

Publicado

em

O secretário estadual de Defesa Civil, Geraldo Magela, afirmou nesta quinta-feira (16) que todos os municípios estão em monitoramento devido o período chuvoso para evitar o cenário de 2019, que registrou alagamentos em algumas cidades, como Parnaíba.

Até o momento, nenhuma cidade está em alerta, mas todos os gestores municipais, segundo Magela, foram orientados a manter, principalmente, galerias e bueiros limpos para evitar alagamentos e famílias desalojadas.

“Nós estamos fazendo o acompanhamento dos municípios e orientando para a prevenção para que as  prefeituras e as defesas civis municipais façam a limpeza de galerias, de bueiros, o desassoreamento de rios e riachos nas áreas urbanas. Essas medidas ajudarão a evitar alagamentos em decorrência da chuvas para que a água tenha para onde escorrer”, explicou.

Magela aproveita para pedir a conscientização da população e que evitem jogar lixo em local inadequado. Ele também orienta que ocorrendo chuva as pessoas busquem ficar protegidas preferencialmente em locais cobertos e fechados.

“Que evitem sair durante a chuva para não se expor a raios e enxurradas, pois correm o risco de serem levadas pela correnteza”. Outra recomendação é evitar abrigo em arvores e galpões abertos, apenas com telhados, acrescenta.

Publicidade

O secretário ressaltou que a região norte do estado é a de maior risco de alagamento quando a chuva não é bem distribuída, pois está mais próxima da foz do Rio Parnaíba, que recebe a água das chuvas que cai nos 223 municípios, com exceção de Cajueiro da Praia.

 

Fonte: Portal Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS