Connect with us

GERAL

‘Detran está pronto para implementar placa Mercosul’, diz diretor

Publicado

em

Nessa sexta-feira (21/12), o programa Banca de Sapateiro, do jornalista Arimatea Carvalho, recebeu em seus estúdios o diretor geral do Detran-PI, Arão Lobão, que falou sobre os índices de acidentes, placa do Mercosul e a carteira digital.

O Jornal Meio Norte divulgou uma pesquisa afirmando que caiu o número de mortos em acidentes de trânsito no Piauí esse ano em comparação ao ano passado. O diretor afirmou que é preciso conscientizar os motoristas.

“Nós tivemos agora no final de novembro o relatório da seguradora Líder que é responsável pelo DPVAT de acidentes decorrentes de mortes ou danos permanentes, esse relatório aponta que houve uma queda de indenização de 5% em relação a morte e 22% em relação a invalidez permanente, todos comparados ao ano de 2017. Os nossos números ainda são consideráveis mas nós temos trabalhado nesse sentido, o Piauí embora tenha diminuído além da média nacional essas indenizações, tem uma particularidade que enquanto a frota nacional tem 27% de moto a frota do Piauí tem 56%, isso é mais do que o dobro, enquanto a moto é o veiculo com mais índices de acidentes, isso é uma preocupação que nós temos. Temos efetuado nosso trabalho tanto na questão da fiscalização de trânsito em relação a moto, já que nós tivemos em 2018 mais de 117 cidades visitadas com 457 ações de educação de trânsito, tentando fazer chegar a sociedade a conscientização que se precisa respeitar as normas de trânsito e que essa melhoria passa pelo condutor, esse trabalho de educação foi realizado e nós temos outro problema que chama ingestão de bebida alcóolica seguida de direção, nós também estamos atuando em todo o estado procurando cada vez mais conscientizar a população, nesse sentido nós equipamos com etilômetros, intensificando e dando abrangência a essa situação na capital e no interior, com isso nós temos dados relevantes, o nosso objetivo não é multar é mudar o comportamento da sociedade”, declarou.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atualizou a resolução que define o padrão das novas placas do modelo Mercosul e estabeleceu um cronograma para os Estados fazerem a mudança. Com a atualização, não será mais necessário ter o brasão do município e a bandeira do Estado onde o veículo foi emplacado e os Estados têm até o dia 31 deste mês para fazer a troca das placas. No Piauí, o prazo vai até 24 de dezembro.

O diretor afirmou que o Detran está preparado para essas mudanças. “Nós temos pelo Contran até o dia 24 desse mês para implementar a placa Mercosul, nós estamos prontos, entretanto merece algumas considerações que o Detran vai realizar através de fabricantes de placas. Um dos requisitos é que esses fabricantes e estampados estejam habilitados no Denatran, o problema é que só quatro fabricantes e quatro estampados estão habilitados, sendo insuficiente esse número para atender a demanda do Estado, nós estamos com essa preocupação, até o momento não apresentaram esses documentos para habilitação junto ao Detran Piauí, ontem teve uma reunião no Denatran e foi prorrogado esse prazo para o ano de 2019 entretanto facilitando a cada estado processar a sua habilitação, nós estamos prontos para fazer isso, depende das empresas fabricantes e creio que o Piauí vai iniciar antes do prazo previsto”, disse.

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS