Connect with us

GERAL

Detran-PI cancela aulas e deixa cerca de 60 alunos do interior no prejuízo

Publicado

em

Cerca de 60 alunos de autoescolas do Sul do Piauí saíram de suas cidades com destino a Teresina para realizar exames práticos de baliza no pátio do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran). No entanto, eles não fizeram o teste e alegam não terem sido informados a respeito do cancelamento.

Os instrutores e alunos que buscam a Carteira Nacional de Habilitação relatam que não foram informados sobre o cancelamento, que teria sido motivado por conta de uma reforma no pátio do Detran. Os transtornos foram inevitáveis.

“Não foi comunicado nada e viemos direto para cá. Qualquer cobrança eles [Detran] usam o sistema para nos avisar, mas essa mudança não. Agora, ficamos com esse prejuízo”, reclamou o instrutor Auderico Júnior, que trouxe um grupo de 32 alunos do município de Água Branca, localizado a 91 km da capital piauiense.

O grupo reclama ainda que o Detran não tem enviado as bancas examinadoras para o interior, dificultando a realização dos exames práticos em suas cidades. Por medo de perder o prazo para a realização das aulas, que é de um ano, os alunos precisam se deslocar até à capital.

“O prejuízo é psicológico, é financeiro e porque o nosso processo está vencendo. Se você não passa na primeira baliza você não tem outra oportunidade. Outra coisa, a banca é pra ir todo mês e esse mês não foi, daí a gente não é informado e tem que vir pra cá”, disse a comerciária Gislaine Maria, que viajou 310 km de Picos para Teresina.

Publicidade
Habilitação do Detran-PI, Carlos Wilson Ferreira (Foto: João Cunha/G1)Habilitação do Detran-PI, Carlos Wilson Ferreira
(Foto: João Cunha/G1)

Em entrevista ao G1 o diretor de Habilitação do Detran-PI, Carlos Wilson Ferreira, explica que o término do asfaltamento do pátio onde são realizados os exames práticos, estava previsto para a terça-feira (8) e que, por isso, as aulas não foram canceladas. Por conta de um atraso na reforma, o asfaltamento não foi terminado e não houve tempo hábil para que as autoescolas fossem avisadas. Ele garante que nenhum aluno será perjudicado.

“Todos os que estavam agendados não serão prejudicados e terão a oportunidade de fazer as práticas novamente em datas posteriores, mesmo os processos que estão vencendo. Decidimos suspender o restante da semana, já que as obras não serão finalizadas e a partir da quarta-feira (16) vamos retornar somente categoria B já que a A a gente vai ter mais um período para definir outra data”, esclareceu.

Ferreira garantiu ainda, que as bancas examinadoras continuam a ser enviadas para o interior do estado para a realização das aulas práticas, mas por conta dos feriados de final de ano a frequência se torna menor. Segundo o diretor, em média, 2,6 mil exames práticos são realizados mensalmente no interior do Piauí.

“Só não realizamos mais por conta dos feriados que prejudicam muito a gente, mas na medida do possível estamos atendendo o nosso cronograma periódico”, garantiu.

Mesmo com a garantia, alguns alunos continuam temerosos de não conseguirem realizar as práticas a tempo. “Mesmo com as outras datas, existe um limite de pessoas, somente Picos tem duas autoescolas e ainda tem as da região. Eles não vão conseguir abraçar o mundo inteiro para fazer essas balizas”, pondera a auxiliar de escritório Andreza  Cristina, que também veio de Picos.

Alunos saíram no prejuízo e não fizeram aulas práticas  (Foto: João Cunha/G1 )Alunos saíram no prejuízo e não fizeram aulas práticas (Foto: João Cunha/G1 )
Fonte: G1
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS