Connect with us

GERAL

Dicas valiosas para garantir uma boa noite de sono

Publicado

em

Dormir bem é uma necessidade para ter uma vida com qualidade. É durante o sono que acontece a restauração dos tecidos, o fortalecimento do sistema imune, o equilíbrio metabólico, a consolidação da memória e a recuperação das energias para iniciar o dia seguinte com vitalidade e disposição.

No entanto, muitas pessoas passam a noite brigando com o travesseiro. A boa notícia é que diversos agentes naturais podem contribuir para acabar com o problema. É o caso de alimentos com triptofano, chás, aromas, medicamentos fitoterápicos e escalda pés.

Triptofano

Alimentos que contenham triptofano, aminoácido que ajuda a sintetizar a serotonina e a melatonina, promovem a indução do sono. É o caso da banana, aveia, uva, cereja, alface, couve e nozes. Já as sementes de linhaça, de abóbora e girassol têm efeitos semelhantes a um sedativo natural.

Outra dica: o leite morno é rico em triptofano. Consumido antes de dormir, auxilia a relaxar e promover uma noite de sono mais tranquila.

Publicidade

Chás

O consumo de chás, especialmente de camomila, melissa e capim-limão, também faz a diferença. Além do efeito calmante das ervas, a bebida quente auxilia no relaxamento e deixa as pessoas mais sonolentas. Se nas bebidas quentes, como o leite e o chá, for acrescida uma colher de mel, o efeito relaxante é potencializado.

Um chá muito eficiente para promover o relaxamento é composto por camomila, mulungu e própolis. Além da melhora do sono, estes três ingredientes auxiliam na redução da pressão arterial, reequilíbrio da glicemia e proteção ao fígado.

Aromaterapia

Ela consiste na utilização de óleos essenciais concentrados e naturais para melhorar o bem-estar físico. Os óleos, quando em contato com a água do difusor, liberam diversas moléculas que agem no sistema nervoso.

Publicidade

Para o relaxamento e bom sono, são recomendados os óleos de lavanda, jasmim, camomila, tea tree, capim-limão, gerânio e sândalo. Travesseiros também podem ser feitos à base de ervas, como melissa, lavanda, macela e alfazema.

 

 

Fonte: Estadão Conteúdo


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS