Connect with us

Alagoinha do Piauí

Dirigentes sindicais parabenizam trabalhadores e destacam desafios e conquistas

Publicado

em

Sindicalistas de municípios da região de Picos elencam alguns dos desafios e conquistas que a classe trabalhadora se deparou ao longo do período de um ano. A última sexta-feira, 1º de maio, marcada no calendário, celebra o Dia do Trabalhador.

Pelos menos nos últimos vinte anos não se sabe sobre algo que interrompeu tanto as atividades alusivas, comparada com a pandemia do coronavírus (COVID-19).

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoinha do Piauí, Samuel Sá, diz que nesse período, o desafio, e, ao mesmo tempo, a maior conquista, foi com relação as mudanças na Previdência Social que o governo pretendia fazer em relação aos benefícios do segurado especial, principalmente a aposentadoria por idade.

“Graças as lutas, protestos e mobilizações de todo movimento sindical, ao qual podemos destacar entre outras, a Marcha das Margaridas, que reuniu mais de 100 mil trabalhadores, nos dias 12 e 13 de agosto de 2019, em Brasília, conseguimos deixar o agricultor fora das mudanças da Reforma da Previdência”, pontuou.

O segundo desafio, para ele, é com relação ao momento que o mundo inteiro, inclusive o Brasil, está passando por conta da pandemia da Covid-19.

Publicidade

“Não podemos deixar de continuar atendendo os nossos agricultores e nem parar o trabalho do movimento sindical e, o desafio é buscar outros meios para que os agricultores não fiquem prejudicados, já que não podemos fazer atendimento presencial, pois temos consciência de que movimento não pode parar apesar das dificuldades”, disse.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoinha do Piauí (STRAAF), é presidido por João Guilherme da Rocha e na vice-presidência, Samuel Antônio de Sá. Em nome dos demais diretores, Sá aproveita a oportunidade para parabenizar todos os trabalhadores, principalmente os rurais que trabalham de sol a sol fortalecendo a agricultura familiar.

“Temos como costume fazer um forró para comemorar o dia do trabalhador, mas por conta das circunstâncias esse ano não foi possível realizar. Esperamos que no próximo ano estejamos todos juntos mais firmes e fortes para comemorarmos essa data”, concluiu o vice-presidente do STRAAF de Alagoinha.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Francisco Macedo, Rejane Macedo, uma das principais dificuldades é a condição climática originária do semiárido piauiense. Entretanto, a sindicalista, enfatiza que o ano de 2020 tem uma conquista considerável que é o bom inverno promissor à boa safra.

Rejane pontua que sempre buscam a união e trabalho em prol da ajuda para os trabalhadores com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI).

Publicidade

“Estamos passando por um momento difícil, mas estamos sempre buscando contato com a FETAG e CONTAG para vermos o que podemos fazer para ajudar nossos agricultores”, disse.

A maior conquista ao longo de um ano, ela ressalta que foi a não inclusão dos trabalhadores rurais na Reforma da Presidência.

Rejane acrescentou que os sindicatos buscam parcerias com as distribuidoras de gás e energia para conseguir descontos para a classe trabalhadora rural.

Em Santana do Piauí, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Lázara, pontua que entre entre várias conquistas a mais importante foi através da luta do movimento sindical de não alterar as leis de aposentadoria rural.

As dificuldades, ela enfatiza sobre o momento enfrentado por conta da pandemia do novo coronavírus.

Publicidade

“O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santana do Piauí está dando continuidade aos trabalhos através de telefones e alguns atendimentos individuais aos sócios que por algum motivo necessita do órgão”, ressaltou.

A sindicalista santanense elenca como desafios o de lutar pelos direitos do homem do campo. “Só assim evitaremos danos maiores para com os mesmos, porque o presidente da república que temos hoje não se importa com a classe sindicalista”, lamentou.

Em Pio IX, o sindicalista e presidente do STTR, Naldo Andrade, elenca entre as conquistas, o acordo de cooperação que a instituição aderiu junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

“Com o acordo do movimento sindical fizemos a adesão e dentro disso estamos fazendo a digitalização dos processos de salário maternidade e auxílio doença. Isso deu agilidade e diminuiu muito as despesas do trabalhador rural com viagens porque não há mais necessidade de autenticar documentos do agricultor em cartórios, pois a autenticação é feita por um advogado do sindicato”, explicou.

Entre avanços considerados pelo dirigente, estão programas para agricultores. “Tivemos um avanço na parceria com o AgroAmigo do Banco do Nordeste de Campos Sales-CE, que beneficiou muitos agricultores com projetos onde fortalecemos a renegociação com a própria agência. Também fizemos parcerias com o Banco do Brasil voltada para agricultura familiar”, pontuou.

Publicidade

No ano de 2020, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pio IX, elaborou planejamento tendo em vista a possibilidade de fortalecer cada vez mais a base, ir para luta, bem como a possibilidade de conversar com agricultores. “Neste ano vamos tentar sobreviver para quando passar tudo isso voltarmos fortalecidos”, destacou.

Ainda sobre a pandemia, Naldo informa que o sindicato trabalha por meio de plataformas digitais (online).

“Alguns atendimentos exigidos pelo INSS tivemos que fazer mesmo de portas fechadas. O trabalho está sendo desenvolvido através da internet encaminhando as documentações necessárias. No mais, aproximadamente 80% do serviço está parado. Fazemos apenas o essencial porque seguimos as orientações do movimento sindical”, concluiu o presidente do STTR de Pio IX.

Em Vila Nova do Piauí, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, Sandra Leal, corrobora com algumas linhas de pensamento dos demais representantes sindicais, no tocante a trabalhos realizados através da internet, a crise da pandemia do novo coronavírus e a postura do atual presidente da República, Jair Bolsonaro.

Para ela uma das maiores conquistas foi a não inclusão dos trabalhadores rurais na Reforma da Previdência. Os desafios estão sendo por conta da pandemia. Entre estes, estão operando através das plataformas eletrônicas. Outra dificuldade apontada por Sandra é a desclassificação dos direitos do trabalhadores pelo governo federal.

Publicidade

Matéria Relacionada:  No Dia do Trabalhador, presidente do STRAAF de Vila Nova fala sobre desafios e conquistas


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS