Connect with us

GERAL

Diversidade cultural é uma das maiores riquezas do Estado do Piauí

Publicado

em

O peixe Piau, que segundo algumas vertentes de pesquisa é o responsável por batizar o nome do Estado, até hoje, possibilita a sobrevivência de centenas de pescadores. As redes lançadas ao Rio Parnaíba ou Poti voltam carregadas do peixe que contribui para a renda e a alimentação de milhares piauienses, até os dias atuais.

Por falar em sabor, as famosas cervejas geladas do Piauí, agora, possuem uma representante assinada por um piauiense. Com nome de peixe, a cerveja artesanal Piau nasceu da criação de Disraeli Rocha, que brinca com os sabores regionais ao ofertar cervejas que combinam muito bem com pratos típicos. Sabores que também são explorados desde o nome do empreendimento, aos pratos servidos no restaurante de Suelane Borges, que faz dos pratos piauienses um cartão de visitas gastronômicos do Estado.

Foto: Jailson Soares/O Dia

Além do paladar, outros sentidos são despertados como homenagem ao Estado. O conteúdo visual e auditivo espalhados pela mídia social Som do Piau mostra a riqueza da música autoral dos artistas da região. Com publicações que tiveram alcances de mais de 20 mil usuários, o conteúdo segue fazendo sucesso entre pessoas de diferentes idades.


Foto: Jailson Soares/O Dia

Por outros aspectos também é possível acompanhar nomes que celebram o nome Piauí, como a Avenida que leva o nome do Estado, mas está localizada no vizinho estado Maranhão, ou o time que brilha nos campos estampando o nome de Piauí Esporte Clube. Além do sobrenome da família Piauilino, espalhada não só pelo Estado, mas também pelo Brasil.


Foto: Jailson Soares/O Dia

São inúmeras as opções de se chamar Piauí. Em mais uma data comemorativa, o Estado segue se mostrando múltiplo e diverso, com aspectos que merecem ser celebrados ano a ano.

Publicidade


Fotos: Jailson Soares/O Dia

O Estado em números

Aos 193 anos, o Piauí chega a 2015 com uma população de 3.204.028 habitantes, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A capital Teresina continua sendo a mais densamente povoada, com 844.245 habitantes, seguida pelos municípios de Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.

“Em 2020, a expectativa é que a população ainda permaneça na faixa de 3 milhões e 200 mil habitantes, chegando a marca de 3.233.891. Nós estamos crescendo em consonância com outros países do Brasil e do mundo, nossa taxa de fecundidade é de 1,8 filhos para cada mulher”, esclarece a supervisora de Informação do IBGE/ PI, Semíramis Freire.

O Estado ainda segue enfrentando desafios para o enfrentamento da pobreza. Em 2014, o rendimento nominal mensal ficou abaixo do salário mínimo, contabilizando cerca de R$ 660. Já a esperança de vida ao nascer subiu alcançando 70,5 anos de vida.

No que se refere ao Índice do Desenvolvimento Humano (IDH), o Piauí apresenta o número de 0,646, aumentando uma posição no ranking nacional nos últimos dez anos. O Estado ocupa 23º posição, ganhando de Alagoas (26º lugar), Maranhão (25%) e do Pará (24º)

Publicidade

Por: Glenda Uchôa – Jornal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS