Connect with us

Bocaina

DO ALTO | Veja imagens aéreas de Bocaina no aniversário de 57 anos

Publicado

em

Em homenagem ao aniversário de emancipação política de Bocaina, a coluna DO ALTO do portal Cidades na Net registra imagens aéreas em diversos ângulos da cidade e mostra as belezas do município além de facilitar também a identificação de logradouros públicos.

Há exatos 57 anos, Bocaina passava pelo processo de desmembramento de Picos formando município independente através da Resolução Estadual 2.561 de 19 de dezembro de 1963.

No ano seguinte, em 1964, no dia 10 de abril, oficialmente, foi decretado a emancipação política-administrativa. Em 1965 teve seu primeiro gestor Benvindo Luís da Luz, nomeado prefeito.

Bocaina está localizada no Centro-Sul do Piauí, a 332 quilômetros da capital Teresina. Com área total de 257, 302 km² tem como municípios limítrofes São João da Canabrava, São José do Piauí, Sussuapara e Santo Antônio de Lisboa. O território bocainense é cortado pelo Rio Guaribas que recebe também as águas do Rio Riachão.

A história de Bocaina inicia ainda no período colonial por volta de 1.712 quando chegam da Bahia os Irmãos Borges Leal com bastante gado e escravos, ocupando os territórios para iniciar as primeiras atividades pecuárias. Um dos primeiros locais onde esses irmãos se instalam é uma região chamada Boqueirão.

Publicidade

Antônio Borges Leal Marinho foi um dos pioneiros dessa ocupação e casou-se com Maria da Conceição Pereira de Sousa. Durante a ocupação do território, providenciou logo a construção de uma casa com materiais vindos de Oeiras.

Católico devoto, logo providencia a construção da primeira capela na região que é concluída em 1754. Em suas viagens à Bahia ele traz consigo um missionário jesuíta e essa capela passa a ser dedicada a Nossa Senhora da Conceição, batizando a Igreja e as imagens de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Rosário, que era a padroeira dos escravos.

Atualmente o município é administrado pelo prefeito Erivelto de Sá Barros (Progressistas) juntamente com o vice-prefeito Gilberto Filho (PSB).

Tomam assento no Plenário Vereador José Marques, da Câmara de Vereadores, os parlamentares: Naldo Leão, Goretti Barros, Anderson Rêgo, Luzimar Barros, Beto, Zé Airton, Zé Filho, Cleudo e Domingos Macedo.

Veja mais imagens aéreas de Bocaina

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS