Connect with us

GERAL

Donos de autoescola não conseguem marcar aulas e fazem manifestação contra o Detran-PI

Publicado

em

Donos de autoescolas realizaram, na manhã desta quarta-feira (12), uma manifestação contra o novo sistema que foi implantado  pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Piauí. Vários proprietários de autoescolas alegam que estão há 20 dias sem conseguir marcar aulas teóricas e práticas. A diretora-geral do Detran, Luana Barradas, confirmou instabilidade no sistema e disse que a situação será regularizada.

“No sistema antigo nós não tínhamos tanta dificuldade como agora. Hoje, para acessar, você tem muitos códigos. Para abrir uma aula teórica, tem que ter um computador só para aula teórica, e outro só para a prática. Isso não existe. Estamos sem conseguir marcar nenhuma prova teórica e nem prática. O aluno vem para cima de nós da autoescola, pois eles querem o serviço feito”, afirmou Rosana Paz, que é proprietária de uma autoescola.

Ela defendeu o retorno do sistema antigo e que seja dado um tempo para que consigam aprender no novo sistema. “Queremos o sistema antigo, até a gente se adaptar ao novo sistema, até ter uma solução”, explicou.

Outro poprietário de autoescola afirmou que a categoria está tendo vários prejuízos. “Estamos há 20 dias parados, e tivemos redução de praticamente 90% nas autoescolas. Para se ter uma ideia, uma autorescola que fazia de 40 matrículas por mês, caiu de 5 a 6”, declarou Everaldo Ferreira.

A diretora do Detran, Luana Barradas, confirmou que existe uma instabilidade no sistema, mas destacou que está sendo realizada uma transformação digital, com um rigoroso processo de transição de dados dos serviços de CNH, e que espera que a categoria aceite as mudanças que estão sendo realizadas.

“Quando iniciamos a nossa virada tecnológica, a maior transformação digital da história do Detran, começamos a implantação na semana passada, tivemos a interrupção de serviços, mas já iniciamos agora com alguns serviços voltando gradativamente. Na capital, estamos voltando com os exames práticos, o cidadão que precisa renovar a CNH já pode se dirigir aos postos, então estamos gradativamente voltando os serviços aos usuários e temos expectativa de que até sexta-feira todos os serviços voltem à sua funcionalidade. As autoescolas estão reclamando de aulas teóricas e práticas e temos a expectativa de que nos próximos dois dias consigamos retornar. Toda mudança requer um desconforto, mas vale destacar que o grupo pequeno e seleto que fez a manifestação hoje é o mesmo grupo que fez manifestação quando o Detran colocou monitoramento nos exames práticos, dando transparência para a população e candidato, e hoje é um serviço aprovado”, destacou Luana Barradas.

Publicidade

Confira nota do Detran sobre o caso:

“O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) informa que está passando pela maior transformação digital da sua história, um rigoroso processo de transição de dados dos serviços de CNH, que naturalmente apresenta instabilidade, amplamente noticiado pelo próprio órgão, por antecipação.  

O Detran destaca que a nova plataforma vai possibilitar, quando estabilizada, mais agilidade no atendimento e segurança de dados ao usuário. Ao mesmo tempo, terá capacidade de bloqueio de vícios antes praticados dentro do órgão.

Ao cidadão piauiense e aos parceiros credenciados, o órgão ressalta que já estão em operação os serviços de renovação de CNH, segunda via de CNH, mudança de permissão para permanente, nada consta e transferência de prontuário por ente federativo. Em Teresina, já está aberta uma banca de exames práticos de alunos com 700 vagas. 

Quanto aos serviços das autoescolas, o Detran afirma que o retorno das aulas práticas e teóricas, com normalidade, dentro da nova plataforma, deve ocorrer na próxima quinta-feira (13). O Órgão ressalta o empenho de todos no processo de transição e mudança de cultura operacional tão necessário à sociedade”.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS