Connect with us

Alegrete do Piauí

Educação de Alegrete inicia formação do Programa Volta ao Novo e trata sobre Resiliência Emocional com professores

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Educação deu início na manhã desta segunda-feira, 02 de agosto, na formação do Programa Volta ao Novo (Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais), para gestores e professores da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu a Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar e marca o planejamento do segundo semestre letivo.

O Programa Volta ao Novo, é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e o Governo Municipal, e tem como objetivo apoiar os educadores no desenvolvimento das competências socioemocionais durante o processo de ensino-aprendizagem.

O Volta ao Novo propicia apoio e acolhimento aos professores e estudantes do Brasil, no planejamento para a retomada das aulas presenciais, por meio de diálogos formativos e conteúdos, vinculados ao desenvolvimento das competências socioemocionais.

A iniciativa faz uma discussão sobre as cinco macrocompetências trabalhadas e que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno de todos. São elas: resiliência emocional, amabilidade,  abertura ao novo, engajamento com os outros e autogestão.

O Volta ao Novo foi apresentado pela professora Valdênia Silva, que esteve representando a secretária de Educação, Virgínia Célia. Na ocasião enfatizou o empenho da gestora em levar o programa ao município e também sobre o papel dos educadores em detectar dificuldades dos alunos.

“Quem leva o programa aos alunos são os professores. O professor é quem detecta se o aluno tem dificuldades de aprendizado e das emoções com nossas crianças.  A secretária Virgínia Célia se doou o máximo para trazermos o programa ao município e esteve presente em cada momento organizando”, pontuou.

A articuladora do Programa Volta ao Novo é a psicóloga, Rayane Coelho, que ministrou palestra e trabalhou a macrocompetência como tema “Resiliência Emocional” no primeiro módulo, pela manhã. A resiliência objetiva fazer com que alunos e professores cuidem de si mesmos focando no autocuidado, amor próprio, autoconhecimento e autocontrole das emoções.

Rayane destacou que além de trabalhar as competências socioemocionais de professores e alunos se estende também para a comunidade com abrangência aos pais de alunos.

Publicidade

“É de suma importância nesse tempo em que todos nós estamos com os nervos e o emocional abalados, a flor da pele, devido a pandemia. Esse programa veio para resgatar um pouco das emoções para que todos nós busquemos um equilíbrio emocional e assim desenvolver as cinco macrocompetências”, destacou.

A psicóloga acrescentou que no decorrer serão trabalhadas oficinas para assim saber se foi identificado algo no educador, ou seja, se ele coletou as informações importantes do programa para poder desenvolver com os alunos.

“A adesão do programa no município é de extrema importância porque hoje ele vai trabalhar as emoções tanto na vida do educacional como na vida pessoal o que é uma coisa que a gente não tem esse hábito. Muitas pessoas adoecem emocionalmente, mas não buscam ajuda e com esse programa vai incentivar alunos e professores a buscar ajuda, a se conhecerem e entender mais um pouco das suas emoções e também buscar ajuda quando necessário a psicólogos e psiquiatras. Esse é um projeto longo, mas que é necessário a participação e colaboração de todos da educação para que a gente possa ter um bom resultado futuramente”, frisou a articuladora.

Rayane explicou que serão realizados cinco encontros formativos para trabalhar as competências com gestores escolares da rede municipal de ensino, e através destes, será transmitido para os professores.

A prefeita Lilian Alencar esteve presente e agradeceu a equipe docente. Ela fez recomendação para os professores continuarem empenhados.

“Agradeço a cada um de vocês pelo trabalho que vem desenvolvendo. É tudo muito novo de fato. Peço a todos os educadores que tenham o compromisso e participação, fazer com que nossas crianças e jovens tenham uma visão diferente. Desejo a essa equipe maravilhosa que está a frente da secretaria de educação que Deus derrame graças e sabedoria para que possam seguir nessa caminhada”, falou a prefeita, professora Lilian Alencar.

Participaram do encontro: a prefeita Lilian Alencar, o vice-prefeito, Manoel de Zé Pedro, a coordenadora de Educação Valdênia Silva que esteve representando a secretária de Educação, Virgínia Célia, juntamente com diretores, coordenadores e professores de escolas.

Publicidade

Durante a tarde, foram trabalhadas as oficinas Nuvem de Palavras e Gaveta das Emoções. Foram distribuídas lembrancinhas e apresentada também durante o evento a poesia de encerramento de autoria do poeta George Oliveira intitulada “A resiliência é a chave para a harmonia do mundo”.

Em um contexto formado,
Nas cinco macro competências,
Abro aqui o espaço,
Nos caminhos da ciência,
Seguindo o passo a passo,
No mundo da resiliência.

Contudo é bom lembrar,
Citando a auto gestão,
No engajamento com os outros,
Amabilidade em questão,
Na abertura ao novo,
Tudo envolve a educação.

Em tudo o que fazemos,
No trabalho ou no lazer,
Na rotina deparamos,
Não podemos esquecer,
A resiliência emocional,
Faz parte do nosso viver.

Quem de nós já não passou,
Por certa situação,
Tolerância ao estresse,
Em meio q ocasião,
E ter que manter o controle,
Para não perder a razão.

Publicidade

Usar da autoconfiança,
Ser prudente e moderado,
Agir com sabedoria,
Para não ser mal educado,
Com um amigo, um parente,
Que amanheceu perturbado.

Isso é frequente hoje em dia,
Em qualquer repartição,
Tem até o empregado,
Que pensa que é patrão,
Por isso ser resiliente,
É sorrir com a ocasião.

Ser profissional é isso,
É agir com educação,
Não importa em que setor,
Haja com moderação,
Resiliência é isso,
É tolerância a frustração.

Por fim quero ressaltar,
Para ter o saber profundo,
Adapte-se as convivências,
Aproveite cada segundo,
Pois a resiliência é a chave para a harmonia do mundo.

Nesta terça-feira, 03, acontece o planejamento por segmento das respectivas escolas que compõem a rede municipal de Educação em Alegrete do Piauí. As aulas serão retomadas na próxima quarta-feira, dia 04 de agosto, totalmente de forma remota.

Publicidade

Veja imagens

Facebook

MAIS ACESSADAS