Connect with us

Caridade do Piauí

Educação de Caridade do Piauí tem desempenho de alta qualidade na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola

Publicado

em

O município de Caridade do Piauí alcançou mais uma importante conquista. A Rede Municipal de Educação, foi classificada com desempenho de alta qualidade na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Dos 224 municípios do estado, apenas 75 redes municipais de ensino, foram classificadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com atuação de alta qualidade.

As escolas classificadas com atuação de alta qualidade são aquelas que receberam nota 9 ou mais em seu desempenho, no ano de 2019, no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (IdeGES-PDDE), que é um indicador sintético que mensura o desempenho da gestão descentralizada do PDDE em todo o Brasil e baseia-se em três indicadores de desempenho: adesão, execução e prestação de contas dos recursos.

O Secretário de Educação, Aldo César, disse que o reconhecimento mostra o importante trabalho desenvolvido pelo núcleo gestor das escolas do município. “O IdeGES é um índice importante para o município, porque os PDDEs são de autonomia do núcleo gestor das escolas e isso só vem comprovar que o núcleo gestor das escolas do município de Caridade tem feito um trabalho importante, tanto que os órgãos de controle estão fazendo esse reconhecimento” destacou.

Aldo disse que o índice é mais entre os conquistados pelo município. “Então, esse é mais um índice que o município conquistou e é muito importante estarmos sendo reconhecidos com um desempenho de alta qualidade. Dos 224 municípios do estado, apenas 75 tiveram esse resultado, ou seja, uma nota acima de 9 na questão de transparência e prestação de contas dos conselhos escolares” disse.

Publicidade

Ele também parabenizou os diretores e coordenadores e agradeceu ao prefeito Toninho. “Quero parabenizar todos os diretores, coordenadores de escola pelo bom andamento das prestações de conta dos conselhos escolares. Agradeço a autonomia que o prefeito Toninho dá para o secretário de educação, autonomia essa que é repassada aos diretores de escolas, para que os mesmos possam fazer sua gestão com tranquilidade, transparência, tudo em prol de uma educação de qualidade, de forma que a gente possa atender os nossos alunos e trazer uma resposta positiva a sociedade”.

O Programa Dinheiro Direto na Escola, criado em 1995, disponibiliza assistência financeira às escolas, de maneira suplementar, com a finalidade de apoiar a manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, além de fortalecer a participação social e a autogestão escolar, o que acarreta na elevação do desempenho escolar.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS