Connect with us

Água Doce do Maranhão

Em Água Doce, Conselho Tutelar realiza ações de prevenção contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes

Publicado

em

Profissionais da Educação e do Conselho Tutelar do município de Água Doce do Maranhão, organizaram uma programação em escolas da cidade, para informarem e conscientizarem os alunos sobre o combate ao abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes.

A ação faz alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e à campanha Maio Laranja. Além do Conselho Tutelar, a ação contou com o apoio dos profissionais das escolas, professores, diretores e da psicóloga da educação, Jéssica Albuquerque.

No período da manhã, a Educação e o Conselho, realizaram atividades e orientações de prevenção em alusão a campanha na Unidade Escolar Onedina Gomes, situada no povoado Borrachas.

Pela tarde, foram realizadas palestras com a equipe da Educação e do Conselho Tutelar sobre o tema na Unidade Escolar Pedro Mariano Moreno, localizada em Cana Brava. Alguns alunos também fizeram apresentações sobre o assunto.

A vice-presidente do Conselho Tutelar do município, Francinaria Sousa dos Santos, conhecida popularmente como Nara, explicou o intuito dos momentos com os estudantes. “Nossa ação teve como principal objetivo capacitar a população a fim de reconhecer situações de violência sexual, abuso e exploração, para que tenham conhecimento e saibam orientar as crianças e os adolescentes sobre as principais formas de prevenção”, disse.

Nara, pontuou que é necessário que os pais ou responsáveis estejam sempre atentos as crianças e aos adolescentes, destacando a importância da denúncia nesses casos. “Todos os responsáveis por crianças e adolescentes deem proteção, apoio e segurança, conversem com seus filhos, estejam presentes no dia-a-dia, na vida escolar, que observem com mais atenção os comportamentos de crianças e adolescentes, pois é fácil identificar quando algo não vai bem na vida do filho. E que todos tenham coragem de denunciar o abuso sexual, a violência e a exploração sexual contra a população infantojuvenil para os órgãos competentes”, disse.

Publicidade

O Conselho Tutelar agradeceu a oportunidade e também o acolhimento dos colégios, reforçando que em conjunto toda a população alcança melhores resultados.

Facebook

MAIS ACESSADAS