Connect with us

GERAL

Em Ipiranga do Piauí, Projeto Viva o Semiárido promove curso de capacitação em horticultura; fotos

Publicado

em

Foi realizado o curso de Horticultura, na comunidade São José dos Cocos, localizada na zona rural de Ipiranga, nos meses de fevereiro e março de 2019.

Com carga horária de 80 horas, o curso foi desenvolvido através do projeto Viva o Semiárido e teve como objetivo, capacitar os jovens na área social envolvendo temas de meio ambiente e sustentabilidade, levando em conta a importância ambiental e a saúde.

Dentro da temática foi explanado sobre as formas de convivência com o semiárido, mostrando técnicas de como viver na área rural com pouca água e mesmo assim conseguir produzir com qualidade, gênero e etnia, gestão de pequenos negócios e empreendedorismo.

Durante o período de curso foi tratado sobre a importância em ter o próprio negócio, ressaltando também a respeito de associativismo e cooperativismo, no intuito de mostrar que organização e união são importantes para um bom desenvolvimento.

Na parte específica foi trabalhado a respeito da produção de mudas desde o preparo do solo para o plantio, implantação da horta, tipos de adubos (químico e orgânico), adubação verde, compostagem, caldas e biofertilizante, tratos culturais, controle de pragas e doenças, sistemas de irrigação e colheita das hortaliças.

Publicidade

A instrutora, engenheira agrônoma e represente da FUNPAPI- Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo do Estado do Piauí, Márcia Patrícia Paula Nascimento, ressaltou sobre a importância e seus benefícios com o aprendizado.

“O curso é de grande importância para a comunidade, pois os jovens participantes do curso podem desenvolver técnicas de produção de hortaliças para assim atender a demanda de consumo da própria região, produzindo um produto sem o uso de agrotóxicos, melhorando a qualidade de vida e fortalecendo a economia da região”, ressaltou a engenheira agrônoma.

A instrutora aproveitou também para agradecer a todos os parceiros e apoiadores do curso de Horticultura. “Quero agradecer aos alunos, parceiros e comunidade por todo apoio e carinho. Agradeço também ao representante da URGP, Luiz Nogueira, pelo apoio dele durante os cursos realizados na região do Vale do Sambito”, destacou.

A aluna Andreína Ribeiro, falou da importância do aprendizado durante o período de realização do curso e das expectativas que foram geradas.

“O curso é uma Maravilha. Foi proveitoso demais. Aprendi muitas coisas novas que eu não sabia. Ganhei conhecimento de muitas coisas e ajudou no trabalho de produção. Melhorou bastante e aprendemos muitas coisas da forma correta no sentido de como fazer o procedimento correto porque tinha coisas que a gente fazia errado, pois com esse curso podemos aprender a maneira certa de como fazer para termos hortas e plantações saudáveis”, destacou a aluna.

Sobre as expectativas com a realização do curso de Horticultura, ministrado pela engenheira agrônoma, a aluna declarou que foi uma inspiração para seguir nas atividades agrícolas. “Ainda não sou produtora, mas pretendo ser, pois esse curso e a professora me motivaram muito pra levar isso a frente. A gente aprendeu a fazer defensivos naturais que é uma forma de combater os inseticidas sem a utilização de agrotóxicos”, acrescentou.

Publicidade

As aulas práticas foram realizadas na própria comunidade, dentre essas, no local onde foi ministrada e também em residências de alunos participantes.

No evento de encerramento foi realizada uma feira com exposição de produtos da região. Ao todo, 26 alunos formaram a turma do curso de Horticultura entre mulheres e homens com idade entre 18 e 32 anos.

O evento teve o apoio da Prefeitura de Ipiranga, na administração do prefeito Zé Maria. Estiveram presentes na ocasião de encerramento a secretária de Governo, Márcia Maria de Sousa Macedo; o vice-prefeito Gilvá Ramos Barroso; o secretário de Obras, Francisco Márcio Sousa; o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Valdemar Marinho de Sousa; a representante de EMATER, Joane; membros do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Ipiranga, Carlene Oliveira, Augusto Neto e Elileide Pereira; membros da URPG, Francisca Cunha e Naiara Cardoso; a presidente da Associação de Moradores de São José dos Cocos, Francisca de Deus, além de alunos do Ensino Médio, produtores rurais da região, empreendedores e  técnicos agrícolas.

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS