Connect with us

GERAL

Em Picos, Associação Cultural Arte em Tela celebra 6 anos de democratização do acesso à diversidade cultural

Publicado

em

A Associação Cultural Arte em Tela (ACARTE) celebrou no último domingo, 25 de setembro, o aniversário de 06 anos. O ateliê fica situado no povoado Fátima do Piauí, na zona rural de Picos.

O encontro alusivo ao aniversário da instituição foi iniciado com uma breve explanação sobre a história do ateliê pela professora Maria Palloma da Silva Santos, ocasião que a mesma apresentou as propostas de trabalho do espaço.

Em seguida foi realizada uma roda de conversa sobre o tema “A importância da literatura para adolescentes e jovens” conduzida pelas professoras Joyce Nunes, Cristiana Barra Teixeira e Ana Karina Sampaio. Sobre o tema, levantaram reflexões a respeito da relevância dos livros.

Logo após houve roda de poesia com os professores Jânio Tavares e Shara Lopes, recitando poemas autorais e de autores como Manoel Bandeira e Zé da Luz.

O encerramento foi marcado com musical e agradecimentos. O musical ficou por conta dos cantores Vanderley Soares, Marciel Holanda e José Airton que cantaram músicas de cantores brasileiros e autorais.

Os agradecimentos, mencionados por Edilberto Leal foram direcionados aos participantes e convidados. Durante o encontro ainda foram servidos lanches e refrescos.

ACARTE

A Associação Cultural Arte em Tela é uma iniciativa cultural dos artistas plásticos Edilberto Leal e Gustavo Henrique, que se uniram para criar um espaço de exposição de suas obras e agregar outras manifestações artísticas, tais como: música, artesanato, capoeira, dança, grafite, leitura, cinema e o trabalho sustentável.

Publicidade

A Acarte foi fundada em 20 de setembro de 2016 no povoado Fátima do Piauí e tem por objetivo central democratizar o acesso à diversidade cultural, levando de forma gratuita para a comunidade, apresentações, exposições, oficinas e palestras.

Ao longo dos seus 06 anos de história, o espaço desenvolveu mais de 100 obras (artes plásticas) e possui um acervo com mais de 50, além de uma biblioteca com mais de 100 livros.

Já se apresentaram no espaço os compositores e músicos: Sherley Lima e Vanderlei Soares, do Músico, roda de capoeira com o grupo Angola Guaribas, oficina de desenho/pintura com Gustavo Henrique e Edilberto Leal, além de ministração de palestras sobre Direitos Humanos com Maria Palloma (tema: direito a educação), Mano Chagas (tema: diversidade religiosa), Jeisy Holanda (tema: direito aos povos originários), Kelly Leal (tema: direito das mulheres) e Cristiana Barra (tema: direito ao registro civil de nascimento).

O projeto também conta com um jardim sustentável que reutiliza materiais descartáveis como copos, canecas, baldes, latas, garrafas pet e pneus transformando-os em vasos para abrigar plantas e flores. No ateliê são realizadas aulas de capoeira nas terças e quintas-feiras às 19h com o mestre Tonca.

Com informações da ACARTE

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS