Connect with us

GERAL

Em Picos, concurso Drag Glamour marca encerramento da 12ª Parada Cultural e da Igualdade; veja fotos

Publicado

em

Com o tema “Nordeste na luta contra HIV/Aids e LGBT fobia” a festa de encerramento da 12ª Jornada LGBT, teve início na noite deste domingo,30, por volta das 18h30m , na praça Félix Pacheco, no centro de Picos.

Várias atrações como o concurso Drag Glamour, a apresentação da MC Pentine e a participação da banda picoense Swing Top, marcaram a festa de encerramento. De acordo com a coordenadora municipal de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual, Jovana Cardoso, aproximadamente 8 mil pessoas marcaram presença para prestigiar o evento que faz parte do calendário cultural do país.

Durante o momento festivo, houve concurso Drag Glamour 2018 que adotou critérios de avaliação como performance, make, look e simpatia. Cada participante, teve cinco minutos como tempo limite para apresentação.

A vencedora do concurso Drag Glamour 2018, Eshilley Monserrat, falou sobre a carreira como transformista e à realização de shows por diversos lugares no Brasil.

“Há dez anos sou transformista e faço shows pelo Brasil inteiro. Fico muito agradecida. Agradeço primeiramente a Deus por ter sido a vencedora, sem Deus não somos nada. Quero também agradecer a Jovana Baby e a Secretaria de Cultura de Picos por ter lançado esse concurso para que nós transformistas pudéssemos mostrar nosso trabalho e ser valorizada”

Publicidade

O encontro LGBT em Picos, reuniu pessoas oriundas de diversos estados do Nordeste e de outras regiões do país. A alagoana, Ane Karla, esteve pela primeira vez na cidade de Picos e declarou sentimento de satisfação na Parada Cultural e da Igualdade.

“É a primeira vez que venho a Picos. É maravilhoso saber que Picos e o Piauí estão com essa força toda e que as meninas aqui estão vencendo a burocracia e com nome retificado. Graças à Jovana Baby que organizou, temos que dar esse privilégio a ela” declarou Ane Karla.

“São dezesseis estados aqui na jornada. Isso é muito bom, saber que o Nordeste, assim como outros estados também tiveram presentes, participando e louvando essa grande conquista” acrescentou.

A coordenadora de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual, Jovana Cardoso falou sobre a organização do evento.

“A gente se felicita por estar fazendo mais um evento desse pra reunir pessoas que querem um Brasil melhor, um Brasil mais igual, um Brasil respeitoso, um Brasil fluido com todas as vertentes da sociedade vivendo e convivendo respeitosamente”

Publicidade

Em relação a caminhada pelas ruas e avenidas da cidade, acontecimento tradicional que está inserido no cronograma do evento, Jovana afirmou que na edição 2018 não foi possível realizar, devido período eleitoral proibir os repasses.

“Tivemos apoio, mas por conta do período eleitoral não foi possível receber os repasses e impossibilitou de fazermos a caminhada. No entanto, conseguimos trazer pessoas que o mundo LGBT venera mundo afora e com essas atrações que temos aqui hoje, vai fazer o povo dançar, festejar, pregar a paz e o amor entre os iguais”

Indagada sobre os casos de violência contra pessoas LGBT`s, a coordenadora afirmou que no estado do Piauí, somente no ano de 2018, foram registrados oito homicídios contra pessoas LGBT`s.

“O Piauí é o segundo estado do Brasil no ranking de estatísticas de denúncias de crimes LGBT`s fóbicos. É estranho porque existe estados gigantescos como São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Rio de Janeiro que estão atrás no ranking. O Piauí ficar em segundo, é muito ruim para o nosso estado. O governo do estado precisa fazer políticas públicas para sanar esse problema” ressaltou

“No Piauí, segundo dados do IBGE, são aproximadamente 360 mil pessoas LGBT`s, o que equivale a 10% da população total cujo o número de habitantes é de 3,6 milhões de pessoas” disse Jovana Cardoso.

Publicidade

O professor da Universidade Federal do Piauí e do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá, instituições de ensino situadas na cidade de Picos, Mafra de Souza, em entrevista ao Cidadesnanet.com, no momento do evento alusivo, esclareceu sobre a educação e os direitos difusos coletivos.

“Os direitos abrangem todas as classes. Não existe apenas um grupo específico. Quando cita o termo coletivo quer dizer que a educação e os direitos difusos são para todos. É importante respeitar os direitos que envolvem todas classes assim como também os quilombolas, indígenas etc. O respeito é para todos” afirmou Mafra

A programação da 12ª Jornada LGBT teve início na última sexta-feira, 28, com a realização de palestras, roda de conversa, refeições entre outros acontecimentos que prosseguiram até o domingo,30, com a festa de encerramento da edição 2018.

_Veja Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS