Connect with us

GERAL

Em Vila Nova, Biblioteca Patativa do Assaré é selecionada pelo Programa Recode

Publicado

em

A Biblioteca Municipal Patativa do Assaré em Vila Nova do Piauí foi selecionada pela RECODE Bibliotecas, que é um programa nacional de estímulo à transformação social e digital de comunidades através do protagonismo dos espaços de leitura.

O programa oferece apoio e formação por meio de um percurso formativo que visa o desenvolvimento de uma nova programação nas bibliotecas, em sintonia com as demandas locais, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas.

Fundada há 26 anos, a Recode está presente em 9 países com mais de 1.000 centros de empoderamento digital e já atingiu mais de 1.8 milhão de pessoas. Atua em parceria com centros comunitários, escolas públicas e bibliotecas, que oferecem uma proposta metodológica para desenvolver nos jovens habilidades digitais e competências socioemocionais, estimulando o protagonismo e o potencial da nova geração como agentes de transformação social.

É importante ressaltar também que dentre as conquistas nesse processo formativo, a Biblioteca Patativa do Assaré foi a única biblioteca do Piauí a ser contemplada pela Toca Livros com um acervo digital diversificado e amplo, composto por mais de 50 mil títulos.

O acesso ao acervo digital pode ser feito através do endereço eletrônico: bppatativadoassare-vn.tocalivros.com e também pelo QR Code

Publicidade

Para a professora Marli Veloso, presidente da Sociedade Amigos da Biblioteca, a parceria amplia oportunidades para uso qualificado e consciente da tecnologia.

“Nesse momento de pandemia torna-se ainda maior nosso desafio de ampliar oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio do uso qualificado e consciente da tecnologia visando a transformação de vidas e do mundo. A literatura (e as demais artes) humaniza e nos ajuda a organizarmos o nosso caos interior e contribuirmos para impulsionarmos as transformações”, destaca Marli Veloso.

Coordenadora da biblioteca, Taynara Oliveira, diz que o programa chega para somar e a grande conquista é a Biblioteca Digital.

“O Programa RECODE é de grande valia para nós vila-novenses e claro para nossa Biblioteca, tendo em vista a situação que estamos vivendo hoje, então o programa vem para somar, já veio trazendo uma grande conquista que é nossa Biblioteca Digital beneficiando todas as pessoas que tiverem o interesse de ler no conforto do seu lar, sem ter que sair se casa. Com isso esperamos que através deste venham mais e mais conquistas. Seremos norteados a trabalhar de forma segura e incluindo cada vez mais a população de Vila Nova. O sentimento é de ânimo”, avalia Taynara.

Otimista com a conquista, o secretário de Cultura de Vila Nova, Miquéias, se dispõe a contribuir sempre para proporcionar o melhor da biblioteca e fortalecer o elo entre a população.

Publicidade

“Na condição de gestor da secretaria municipal de cultura estou à disposição para ajudar no que estiver ao meu alcance para que a biblioteca continue sendo essa grande referência para nossa região”, afirmou Miquéias.

Reunião da equipe da Biblioteca com as/os parceiras/os: Taynara Oliveira (Coordenadora da Biblioteca), Kleber Silva (Equipe RR de Comunicação), Antonia Maria (Secretaria Municipal de Educação), Ignez Silva (Diretora da U.E. Luiz Ubiraci de Carvalho – rede estadual), Marli Veloso (presidente da SAB), Adelino Oliveira (Secretaria de Meio Ambiente), Almerinda Luz (Secretaria de Saúde), Thallys Oliveira e Paulo França (Equipe da Biblioteca).

Para que a Biblioteca cumpra sua função social, as parcerias com os diversos segmentos sociais são essenciais. No planejamento da Biblioteca Patativa do Assaré constam ações voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e temas de interesse da comunidade manifestados através da ‘Pesquisa da Comunidade’.

Em reunião, realizada de forma on-line, ações foram definidas, dentre elas, o projeto Biblioteca em Todo (En) Canto concebeu com as secretarias de Educação e de Saúde uma “Acolhida Literária” ao corpo docente do município no dia da 1ª dose da vacina contra a COVID 19. Música e literatura acolheram professoras e professores que se integraram à ação recitando poesias e cantando.


Veja mais em >> Vila Nova do Piauí inicia vacinação contra a Covid em professores da rede municipal e estadual


Na ocasião a professora Antônia Maria, secretária de Educação de Vila Nova, falou sobre o momento de vacinação e o papel da biblioteca para o município.

“Essa é a nossa primeira dose, a dose da esperança. Foram muitas expectativas, medos e desafios que estamos vivenciando em mais de um ano de luta, de choros, de perdas não só na nossa cidade, mas em todo o país e no mundo inteiro. A Biblioteca Patativa do Assaré continua cumprindo sua função social e trazendo beleza e leveza para nossas vidas”, falou a professora e secretária de Educação, Antônia Maria.

Publicidade

“A intersetorialidade é fundamental para o bom desempenho dos setores. A saúde e a cultura através da biblioteca municipal tem uma parceria que possibilita ao público uma melhoria na qualidade de vida, uma vez que a leitura é um combustível para o conhecimento e para o bem estar da mente, refletindo no aspecto físico e biológico”, enfatiza a secretária de Saúde, Almerinda Luz.

Uma outra ação fundamental ao processo de formação de leitores, escritores e de democratização do acesso ao livro é o Concurso de Poesia que a Biblioteca está realizando e que culminará com a publicação de um livro. A inscrições seguem até o dia 18 de junho e podem ser efetuadas através do e-mail: [email protected]

Veja abaixo o edital

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS