Connect with us

GERAL

Em Vila Nova do Piauí, 318 doses foram aplicadas contra a Covid-19; veja fotos da campanha

Publicado

em

Trezentos e dezoito (318) doses da vacina contra a Covid-19, foram aplicadas pelas equipes da Secretaria de Saúde de Vila Nova do Piauí. O vacinômetro Covid-19 divulgado nesta quarta-feira, 31 de março, apresenta o público-alvo que foi vacinado com a primeira e a segunda dose, a D1 e D2.

260 pessoas tomaram a primeira dose. Do total, 31 trabalhadores de saúde, 07 idosos com 90 anos ou mais, 52 idosos de 80 a 89 anos, 62 idosos com idades entre 75 e 79 anos, 68 pessoas entre 70 e 74 anos, 09 na faixa dos 65 a 69 anos e 01 pessoa portadora de deficiência permanente.

Em relação somente aos idosos, 198 pessoas foram contempladas com a 1ª dose.

A 2ª dose da vacina contra a Covid-19 na Cidade Poesia foi aplicada em 58 pessoas. Do público-alvo, 39 trabalhadores da saúde. Seis idosos com idade de 90 anos ou mais. Os idosos com idade de 80 a 89 anos somam 13 no total. Deste público, 18 idosos foram vacinados.

198 idosos tomaram a primeira dose e 18 idosos tomaram a segunda dose, totalizando 216 idosos.

Publicidade

Na Campanha Nacional de Vacinação contra o novo coronavírus (COVID-19), no último sábado, 27 de março, no Ginásio Poliesportivo José Manoel de Oliveira, em Vila Nova, os idosos de 70 a 74 anos foram contemplados com a primeira dose da vacina Coronavac do Instituto Butantan.

O público-alvo é assistido pelos Agentes Comunitários de Saúde: Antônio Claro, Genivaldo, Josimar, Ivanilda e Clenilda.

Dayro Coutinho deu boas-vindas ao público-alvo, os idosos, enaltecendo o esforço da gestão municipal e dos profissionais de saúde.

“Recebemos vocês de braços e coração abertos. Sabemos da importância desse momento para cada um de vocês e para os familiares que estão aqui aguardando esse momento. É onde a gente consegue renovar nossas esperanças e começa a enxergar a luz. Ficamos emocionados quando começamos a vacinação. Tivemos que aprender a viver de uma forma diferente. A vacina chegou para vocês e é com muita alegria e satisfação que nos reunimos neste momento onde não medimos esforços para trazer as vacinas”, disse o profissional.

“Agradeço a todas essas pessoas que estão aqui. Aos agentes de saúde, ao gestor do município pelos esforços envolvidos nesse momento tão importante. Essa semana recebemos uma quantidade significativa de doses que nos proporcionou um planejamento mais pontual e uma execução desse planejamento de forma louvável e com êxito”, falou o enfermeiro Dayro Coutinho da Estratégia de Saúde da Família.

Publicidade

Idoso de 72 anos, Adozinho Félix Leal, tomou a vacina. Prestes a completar 73 anos de vida ele falou sobre como se sente em saber que a vacina chegou.

“Me sinto mais feliz em tomar a vacina. Sem vacina a gente fica preocupado demais. Estou com mais de um ano sem sair de casa direito. Quando vacinar a gente tem a esperança que tomamos o remédio contra essa doença terrível e muito perigosa”, declarou o idoso.

Germano Júlio de Sousa também esteve entre os idosos vacinados. “Eu tenho esse prazer de tomar a vacina e vai ser bom’, disse.

Almerinda Luz que é secretária de Saúde de Vila Nova ficou muito emocionada com a vacinação.

“Muito emocionada em saber que estamos caminhando rumo ao livramento dessa doença terrível. Parabéns aos profissionais e a todos os idosos contemplados”, parabenizou a secretária. 

Publicidade

O prefeito Edilson Brito compareceu ao ginásio poliesportivo durante a vacinação juntamente com o vice-prefeito Manoel Bernardo-Belim-; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Flávio Sousa; a vereadora Irmã Eliésia e a secretária de Saúde, Almerinda Luz.

 

“É um prazer e uma satisfação imensa realizar esse trabalho. A gente fica feliz em saber que vocês estão recebendo essa vacina. Agradeço a equipe da saúde, aos agentes de saúde que fazem esse trabalho. Venho cobrando intensamente para que todo o povo vila-novense seja vacinado, principalmente as pessoas idosas. Estamos trabalhando com a equipe de saúde e nossos parlamentares, e toda gestão para que cada um seja vacinado de acordo com sua idade […] esse é um vírus mortal que é invisível e a gente não sabe onde ele está”, alertou o gestor da Cidade Poesia.

Com dois médicos, duas enfermeiras, dois técnicos de enfermagem, além dos testes rápidos, o município de Vila Nova do Piauí dispõe do Centro Covid que fica localizado na avenida Central. “Estamos investindo os recursos para a Covid com seriedade e responsabilidade dentro da medida do possível”, destacou o prefeito Edilson Brito.

Vacinação nos dias 11, 23 e 25 de março

A vacinação para o grupo considerado de maior risco – os idosos – foi desenvolvida desde o último dia 11 de março. Na data foram aplicadas 13 doses D2 em Trabalhadores da Saúde, 04 D2 em pessoa com noventa anos ou mais (+90 anos) e 05 D2 com idosos de 80 a 90 anos.

Publicidade

Dia 23 de março

Em continuidade, no último dia 23, foram vacinados 44 idosos de 75 e 79 anos com a primeira dose, a D1, atendidos pelas micro áreas dos agentes de saúde: Antônio Claro, Josimar, Ivanilda, Clenilda e Genivaldo. Do público-alvo, alguns receberam a vacina na modalidade Drive-Thru (dentro do veículo), outros nas dependências e nas proximidades da UBAS, na sede do município.

Na ocasião foi também aplicada uma dose, a D2 (2ª dosagem), em um profissional de saúde, somando o total de 45 doses ministradas.

Dia 25 de março

Na última quinta-feira (25), pela manhã receberam a vacina idosos de 75 a 79 anos assistidos pelas áreas dos agentes comunitários de saúdes que são: Mercês, Joana Neta, no povoado São João Batista, pela manhã. À tarde a vacinação aconteceu no povoado Cacimbas, zona rural, da área do agente de saúde Apolônio. No total foram aplicadas 21 (vinte e uma) doses em idosos de 75 a 79 anos e 02 (duas) doses em idosos de 80 a 89 anos. Outra faixa etária que teve a imunização iniciada foi a de idosos de 70 a 74 anos, vacinando o total de 09 idosos.

Publicidade

O saldo de vacinados referente ao dia 25 de março, soma 32 (trinta e duas) doses.

Ainda sobre a saúde de Vila Nova, foi realizado em dois dias o‘ Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti’, com o objetivo de mobilizar a população no combate ao Aedes Aegypti, ao executar a coleta de lixo e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Na sede do município, a ação aconteceu na quinta-feira (25) e no povoado São João Batista na segunda-feira (29).

Veja abaixo na sequência as fotos da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no dia 11, dia 23, dia 25 e dia 27 de março em Vila Nova do Piauí

Dia 25/03/2021 no Pov. São João Batista

Vacinação no Dia 27/03/2021 na sede do município

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS