Connect with us

GERAL

Empreendedorismo feminino: mais de 165 mil mulheres lideram empresas no Piauí, diz Sebrae

Publicado

em

O Piauí é o terceiro estado do Nordeste com maior número de mulheres empreendedoras, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao todo, 165 mil mulheres são donas do próprio negócio no estado e representam 36% do total de líderes empresariais. Nesta quinta-feira (25), a série Universo de Oportunidades, do Bom Dia Piauí, destacou algumas histórias.

A empresária Gleydismar Vignoli é responsável por administrar o setor de marketing do centro automotivo da família. Desde os 10 anos, ela se dedica a atividades empresariais e, para acompanhar as tendências do mercado, a profissional frequentemente investe em cursos e consultorias.

“Com 10 anos de idade, eu tinha uma fábrica de dindins, que é aquele suco no saco. Fiz todos os cursos possíveis pra que eu pudesse usar aqui dentro, mas fora também. Hoje eu mexo tanto com o ramo de automotivos, como eventos, cosméticos, e uso tudo aquilo que aprendi dentro desses setores”, contou.

Para Gleydismar, manter um negócio próprio exige conhecimento, persistência e a capacidade de manter uma boa relação com clientes.

“Quando comecei, fui dar uma ordem para o vendedor e o vendedor disse ‘eu não obedeço ordem de mulher’ e eu disse ‘pois vai ficar ruim pra você trabalhar aqui, porque aqui você vai ter que obedecer as ordens’, [mas] não é questão nem de obedecer minhas ordens, mas de ser parceiro dentro do trabalho. Isso pra mim foi um impacto, eu sou movida por desafios. Acho que fez com que eu quisesse mais e mais”, destacou.

Publicidade
Mais de 165 mil mulheres lideram empresas no Piauí, diz Sebrae — Foto: Reprodução/TV Clube

Mais de 165 mil mulheres lideram empresas no Piauí, diz Sebrae — Foto: Reprodução/TV Clube

Em entrevista à TV Clube, a empresária Indira Régia destacou outros dois pontos importantes: planejamento e organização. Ela e seis sócias criaram, sete anos atrás, uma clínica veterinária em Teresina. Segundo ela, para gerir a empresa, cada uma das mulheres precisou se especializar em setores específicos.

“Nós construímos a nossa empresa praticamente do zero, pôr a mão na massa, ir pra rua, panfletar, falar da nossa empresa. Essa nossa vontade, paixão de fazer e empreender nos trouxe até aqui. É o nosso diferencial, a gente começou muito pequeno e hoje somos uma empresa que emprega muitas pessoas, são mais de 24 empregos gerados”, relembrou.

Ainda conforme o levantamento do Sebrae, a maioria das mulheres empreendedoras é jovem e também chefia seus domicílios. A pesquisa indica que 60% tem até 44 anos e 65% lidera empresas com dois ou mais anos de atividade.

Natural de São José do Divino, município a 234 km de Teresina, a maquiadora Maria Clara Sousa, de 23 anos, começou a divulgar seu trabalho em redes sociais há aproximadamente quatro anos. A jovem faz produções temáticas e possui mais de 264 mil seguidores, além de parcerias com empresas renomadas do segmento.

“Foi bem difícil começar, fazer maquiagem, porque não é todo mundo que acredita no teu potencial. Tu começa ruim e as pessoas acham que tu vai ser ruim pra sempre”, comentou.

Mais de 165 mil mulheres lideram empresas no Piauí, diz Sebrae — Foto: Reprodução/TV Clube

Mais de 165 mil mulheres lideram empresas no Piauí, diz Sebrae — Foto: Reprodução/TV Clube

Feira do Empreendedor 2022

Neste ano, a Feira do Empreendedor, que acontece de 8 a 11 de setembro em Teresina, terá um espaço destinado à valorização do empreendedorismo feminino. Para se inscrever, basta resgatar um ingresso na plataforma de eventos Sympla.

“O Sebrae, nesses últimos anos, como todos nós, enfrentou a pandemia. Uma transformação digital extremamente importante, que costumo chamar de ‘transformação digital na velocidade da crise’. Foi exponencial e mudou sua matriz educacional. Um trabalho forte com as mulheres, que terão um lugar especial na Feira do Empreendedor, o Sebrae Delas, onde a gente vai tá criando conexões, reunindo mulheres sobre temáticas específicas”, contou superintendente do órgão Mário Lacerda.

Programa Sebrae Delas na Feira do Empreendedor, no Maranhão — Foto: Divulgação

Programa Sebrae Delas na Feira do Empreendedor, no Maranhão —

De acordo com a analista do Sebrae, Lívia Melo, o empreendedorismo feminino é importante pois, ao gerar renda, movimenta a economia. Além disso, aumenta a qualidade de vida das mulheres, que superam barreiras e conquistam independência financeira.

Publicidade

“Não há uma área limitada, a gente sabe que as mulheres se identificam muito com a gastronomia, com a área da moda, mas hoje você vê que existem mulheres ligadas à tecnologia, à construção civil, motores, que não são áreas que as mulheres tradicionalmente atuam. Estão pulverizadas em todos os segmentos”, destacou.

g1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS