Connect with us

GERAL

Empresário, tio e primo suspeitos de matar e torturar adolescentes em Teresina passam por audiência de custódia

Publicado

em

O empresário João Paulo Carvalho, 35 anos, o tio dele, Francisco das Chagas Sousa, 70 anos, e o primo, o advogado Guilherme Carvalho, passaram por audiência de custódia nesta quarta-feira (9) para avaliar eventuais ilegalidades na prisão. Eles foram presos suspeitos de torturar e matar os adolescentes Luian Ribeiro de Oliveira e Anael Natan Colin em Teresina.

Os três homens estão presos de forma preventiva, ou seja, por tempo indeterminado. A audiência apenas avaliou de que forma se deu essa prisão, se houve cumprimento da lei e nenhuma violação dos direitos dos envolvidos. O juiz Valdemir Ferreira Santos decidiu pela legalidade das prisões.

Após o juiz homologar as prisões, depois da audiência, João Paulo, Francisco e Guilherme seguiram para o Instituto de Medicina Legal (IML) para realizarem o exame de corpo de delito. João Paulo Carvalho foi encaminhado ao sistema prisional, enquanto o advogado Guilherme de Carvalho Sousa está em uma sala de estado maior por ter foro privilegiado, e Francisco das Chagas Sousa, que também é advogado, segue custodiado pela polícia até que seja definido sobre a sua prisão domiciliar.

Investigações e prisões

Segundo a Polícia do Piauí, os três participaram do crime contra os jovens e devem responder pelos crimes de: duplo homicídio triplamente qualificado (emprego de meio cruel, tortura e impossibilidade de defesa das vítimas), cárcere privado, ocultação de cadáver e fraude processual.

A polícia já tinha informado que havia cinco suspeitos do crime, da mesma família. Dias depois, a defesa da família informou ao g1 que o crime foi cometido pelo empresário João Paulo Carvalho – que já chegou a ser preso pelo crime – e o primo, o advogado Guilherme de Carvalho.

Publicidade

A defesa informou novamente à imprensa nesta terça-feira (8) que o tio não teve participação no crime. A versão foi apresentada ao g1 pelos advogados Lúcio Tadeu e José Vinícius Farias. Segundo a própria defesa, João Paulo e Guilherme teriam levado os adolescentes para o local do crime e matado os dois a tiros.

A defesa informou ainda que, os dois adolescentes invadiram o terreno do sítio do tio e da tia do empresário na noite do crime. No local, estava ainda o filho do servidor, primo do empresário que também foi preso por participação no crime.

A intenção dos adolescentes ao invadir o terreno seria tentar entrar na festa que acontecia no terreno ao lado, segundo a polícia. A invasão foi logo percebida pelo servidor público e o filho. Eles encontraram os adolescentes e conseguiram dominar os dois.

Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos, e Anael Natan Colins, de 17 anos foram encontrados mortos — Foto: Reprodução/WhatsApp

Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos, e Anael Natan Colins, de 17 anos foram encontrados mortos — Foto: Reprodução/WhatsApp

Em seguida, segundo a defesa da família, o servidor ligou para o sobrinho João Paulo e pediu ajuda dele para lidar com a situação. João Paulo chegou à casa logo depois em sua caminhonete, acompanhado pelo cunhado.https://565b9b397f50741e4bebf61777582aaa.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Os envolvidos teriam relatado, segundo o advogado, dificuldades em acionar a polícia para que levassem os adolescentes.

Publicidade

O advogado disse que, ao chegarem ao sítio, os adolescentes foram colocados na caminhonete do empresário, e levados do local por ele e o primo. O servidor público, sua esposa e o cunhado de João Paulo, segundo a defesa, ficaram em casa.

Durante o trajeto, eles teriam tomado a decisão de matar os adolescentes. Então os jovens foram levados para a rodovia PI-112, na altura do povoado Anajás, entre Teresina e União, a cerca de 20 km da casa, onde os dois foram retirados do carro e assassinados a tiros.

Jovens assassinados

Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos, e Anael Natan Colins, de 17 anos, foram encontrados mortos em 15 de novembro, na zona rural Leste de Teresina, após ficarem dois dias desaparecidos.

Segundo amigos dos adolescentes, eles teriam ido para uma festa em um sítio vizinho à casa do tio do empresário.

Populares encontraram os corpos debruçados e com marcas de tiros em um matagal. Um tio de uma das vítimas reconheceu os corpos. Eles foram vistos pela última vez em uma festa em um sítio próximo à BR-343. No dia 13 de novembro, a moto em que eles andavam foi encontrada dentro do sítio.

Publicidade

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS