Connect with us

GERAL

Endometriose veja os sintomas, a causa e a prevenção

Publicado

em

Durante os períodos pré-menstrual e menstrual, o corpo da mulher atua de uma forma diferente. Para muitas, as alterações não atrapalham as atividades do dia a dia. No entanto, essa não é a realidade para uma em cada dez mulheres brasileiras. Isso por causa da endometriose

Essa doença se desenvolve no interior do aparelho reprodutor feminino e provoca cólicas excessivamente fortes. Outros sintomas relatados são: incômodo ao urinar e dor durante a relação sexual.

Todas as mulheres possuem um tecido chamado endométrio, que reveste o útero para uma possível gravidez. Sempre que a gestação não ocorre, as células desse tecido são eliminadas na menstruação. Se parte se desloca para outra região do corpo, temos uma endometriose.

Infertilidade

Além de comprometer a saúde do organismo, a endometriose também pode causar infertilidade. Para prevenir o problema, é importante realizar exames ginecológicos uma vez ao ano.

Publicidade

Portanto, a mulher deve observar o próprio corpo. Ela precisa saber identificar quando algo está fora do normal. Só assim a pessoa saberá diferenciar, por exemplo, uma cólica menstrual aceitável, que não atrapalha as suas tarefas diárias, daquela que gera desconforto para urinar.

A ida regular ao ginecologista, aliás, é a única forma de diagnosticar a doença. Só um médico especialista pode indicar a realização dos exames que identificam a inflamação nos ovários e trompas. Normalmente são feitas ressonâncias magnéticas e ultrassonografias.

Fonte: Estadão Conteúdo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS