Connect with us

GERAL

Enem 2021: Piauí teve falta de energia e fiação furtada em locais no primeiro dia de prova

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) considerou positivo o primeiro dia de aplicação da prova do Enem 2021 no estado do Piauí, realizado no domingo (21). Os principais problemas registrados foram por falta de energia, onde em Teresina alunos tiveram que mudar de escola e em Floriano foi necessário estender o tempo da prova.

No Piauí as provas foram realizadas por 72.170 mil candidatos. A taxa de presença foi de 78,2%, e a de abstenção em 21,8%, a segunda menor do país.

Segundo Viviane Carvalhedo, diretora de mediação tecnológica da Seduc, os principais problemas no dia da prova ocorreram por causa de energia elétrica, mas destacou que todas as medidas necessárias foram adotadas para não causar problemas aos candidatos.

“Foi tranquilo. Tivemos algumas intercorrências relacionadas à energia. Em Uruçuí, por poucos minutos uma escola teve queda de energia, mas a Equatorial foi acionada e rapidamente normalizou. Foram apenas uns cinco minutos”, explicou.

Em Floriano foi necessário estender o tempo de prova, que estava prevista originalmente para se encerrar às 19h. “Em Floriano tivemos cerca de 50 minutos de interrupção no fornecimento de energia, mas a coordenação de aplicação ampliou o período de aplicação para que não houvesse nenhum prejuízo aos candidatos”, destacou Viviane Carvalhedo.

Publicidade

Na cidade de Teresina o problema foi maior. Isso porque na escola a fiação da Unidade Escolar Caluzinha Freire, no bairro Satélite, Zona Leste de Teresina, foi furtada. Eles tiveram que ser transferidos para a Escola Municipal Lea Leal, localizada a poucas quadras e no mesmo bairro.

“A secretaria disponibilizou ônibus para transporte de todos os candidatos daquele local, para migrar para outra escola. Foi colocado um colaborador no local de aplicação para direcionar a um novo local de aplicação, que foi o CMEI Lea Leal. Lá estava mais um colaborador recebendo os candidatos. A secretaria fez o transporte de todos os candidatos de uma escola para a outra”, explicou.

Viviane Carvalhedo ainda comemorou o fato do Piauí ter tido a segunda menor taxa de abstenção do país, com 21,8%.

“O Enem sempre tem a taxa de abstenção, ou em decorrência de algum problema de saúde, ou por questões de atraso, porque a pessoa não foi, mas o Piauí segue com as melhores taxas de presença, e mais uma vez estamos entre os primeiro colocados, e estamos em segundo, por 0,1% de diferença do Rio Grande do Norte”, destacou.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS