Connect with us

GERAL

“Engravidar na menopausa é possível”, diz especialista em reprodução humana

Publicado

em

Cada vez mais as mulheres deixam a maternidade para depois. A forte presença delas no mercado de trabalho está cada vez maior e, por isso, a opção de engravidar em idades mais avançadas é a realidade de muitas delas. Quando a mulher chega na menopausa não é mais possível engravidar de forma espontânea porque o corpo acaba não produzindo todos os hormônios importantes para a preparação do útero.

De acordo com a especialista em reprodução humana da Fert Vida, Sara Barbosa, a ausência de ovulação é um problema, mas existem possibilidades de gestação em uma idade mais tardia. 

“É possível sim engravoidar em uma idade mais tardia, mas isso traz riscos e tem consequências. Além do corpo da mulher ter mais chances de alterações durante a gestação com o passar da idade, há um principal fator que é a alteração os óvulos com a idadde. A mulher diminuni a fertilidade e por isso a reprodução assistida vem como uma ajuda”, explicou Sara. 

Uma das alternativas para quem pensa em adiar a gestação, segundo a médica, é planejar o congelamento de óvulos.

“Essa é uma boa opção para a mulher que entra na menopausa e que pode perder a quantidade dos óvulos. As mulheres devem passar por uma avaliação entre os 30 e 35 anos de idade, esse é o momento ideal para preservar a fertilidade, guardando os óvulos para utilizar futuro”, contou.

Publicidade

A especialista disse ainda que escolher o momento certo para a gestação é um direito da mãe. “O importante é ela contar com a ajuda médica para fazer isso da melhor maneira possível”, finaliza.


Fonte: Jaqueliny Siqueira (Cidade Verde), com informações do Tem de Tudo na TV

Facebook

MAIS ACESSADAS