Connect with us

GERAL

Escola que homenageava torturador ganha nome de ex-professora do Piauí

Publicado

em

Após Lei sancionada pelo governador Wellington Dias, o Centro Estadual de Tempo Integral Presidente Castelo Branco, que homenageava um torturador da Ditadura Militar no Brasil, no município de Piracuruca, teve o nome alterado para Ceti Inês Maria de Sousa Rocha na última sexta-feira (07/02).

Agora, a escola recebe o nome de uma ex-professora do município. O nome foi escolha dos próprios profissionais da cidade.

A lei em questão veda “atribuir a prédios, rodovias e repartições públicas, e bens de qualquer natureza pertencente ou sob gestão da Administração Pública Estadual direta e indireta nome de pessoa que conste no Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade de que trata a Lei Federal nª 12.528/2011 como responsável por violações de direitos humanos”.

QUEM FOI CASTELO BRANCO

Humberto de Alencar Castelo Branco nasceu em 1897, no Ceará. Ele ingressou na carreira militar em 1918, estudou na Escola Militar do Realengo. Mais tarde, tornou-se general do exército em julho de 1962. Em conjunto com general Artur da Costa e Silva, o vice-almirante Augusto Rademaker, e o tenente-brigadeiro Francisco de Assis Correia Melo, o general Castelo Branco, articulou o golpe militar Brasil.

O Governo de Humberto Castelo Branco estendeu-se de 1964 a 1967 e ficou caracterizado por implantar as bases da política de repressão da Ditadura Militar, durante o que ficou conhecido como “anos de chumbo”.

Publicidade

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS