Connect with us

GERAL

Escolas da rede estadual de ensino traçam metas e estratégias para o ano letivo de 2023

Publicado

em

Buscando alcançar melhores resultados e avançar na Educação do Piauí, escolas da rede estadual de ensino reúnem suas equipes de professores na Semana Pedagógica de 2023, que se estenderá até 3 de fevereiro.FOTO: ASCOM

A Semana Pedagógica tem como principal objetivo promover momentos de reflexão e planejamento de ações pedagógicas com a intenção de estabelecer os padrões básicos de aprendizagem, bem como estratégias para uma qualidade de ensino para toda a rede estadual de ensino.  As aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira (6) nas escolas públicas estaduais.

Referência em aprovações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos índices de educação, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina, tem como meta para o ano letivo de 2023, melhorar os índices educacionais internos e externos, desenvolvendo habilidades que promovam uma educação integral. A meta é alcançar destaque nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Estamos fazendo reflexões e discussões sobre os resultados do ano de 2022, do que avançou e do que precisa avançar. A Semana Pedagógica é um momento de dialogar, discutir e tentar ver o que fazer para melhorar. Discutimos os planos de ações para 2023, quando iremos reforçar a importância de um maior engajamento da equipe. Planejaremos ações que impactem nos resultados positivos dos nossos alunos. Fomos muito bem orientados e estamos nos projetando para o bom andamento do ano letivo de 2023, tendo em vista que o nosso foco principal é o aluno. O nosso objetivo é ampliar o trabalho com foco na melhoria do processo de ensino e aprendizagem para a partir dessa melhoria, fazer com que também nós possamos alcançar melhor resultado no IDEB”, detalha a gestora da instituição de ensino, Djanira Alencar.VOCÊ PODE GOSTAR

De acordo com a gerente da 15ª Gerência Regional de Educação (GRE), do município de Corrente, Fabiana Nunes, os gestores das escolas jurisdicionadas à sua GRE receberam a devida orientação para o desenvolvimento da Semana Pedagógica em seus espaços educacionais.

Publicidade

“A 15ª Regional proporcionou aos gestores das 28 escolas jurisdicionas uma jornada pedagógica visando ampliar possibilidades de uma educação pública cada vez melhor. Os gestores receberam as orientações gerais e deverão ser formados grupos para as discussões, análises e encaminhamentos específicos, relativos a cada etapa/modalidade das Unidades Escolares. Para que o ano letivo seja o melhor possível, um planejamento que envolve equipe técnica, gestores escolares e professores é essencial e tem um grande valor sobre a qualidade do atendimento oferecido aos estudantes”, pontua a gerente.

Dentre as pautas da Semana Pedagógica, foram abordados o calendário letivo de 2023, apresentação das atividades pedagógicas, avaliação do ano anterior, reflexão na humanização da educação, desenvolvimento do Programa Juntos Para Avançar (PJPA), itinerários formativos, livros didáticos, planejamento para ministrar as aulas, sistemática de avaliação das escolas, entre outros.

“Destacamos os pontos mais importantes para o início do ano letivo como a entrega do livro didático, que serve de suporte para a aprendizagem do aluno, as formações dos professores, o novo currículo disciplinar, o Programa Juntos Para Avançar. Então são ações e demandas que serão importantes para cumprirmos o nosso desafio de alcançar o primeiro lugar no Ideb. Diante desses encontros se torna mais viável a probabilidade de conseguirmos ter uma diminuição na evasão escolar e resultados efetivos dentro da escola. Esse planejamento é necessário para o nosso objetivo final, pois sem planejamento nós não caminhamos”, enfatiza Hisabel Araújo, diretora da Unidade Escolar Antônio de Almendra Freitas, localizada no bairro Dirceu Arcoverde.

A gerente da 7ª GRE, do município de Valença, Kátia Leite, relata que sua gestão tem se empenhado na orientação dos profissionais de educação das escolas para o alinhamento da Semana Pedagógica. “Demos início a Semana Pedagógica da 7a GRE Valença. Primeiro dia em formato presencial e contamos com gestores dos 13 municípios da nossa jurisdição, além da participação especial da equipe da Unidade de Ensino e Aprendizagem Seduc. Foi um momento de alinhamento da rede estadual para início do ano letivo 2023 e agora os nossos educadores estão aplicando essas orientações em suas escolas, disse.

Publicidade

Fonte: Governo do Piauí/180 graus

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS