Connect with us

Fronteiras

Escolas de Fronteiras desenvolvem atividades em comemoração ao Dia do Folclore

Publicado

em

Escolas da Rede Municipal de Ensino de Fronteiras desenvolveram diversas atividades em comemoração ao Dia do Folclore Brasileiro. Professores e alunos trabalharam o projeto Vivendo o folclore da cultura brasileira na educação infantil.

As atividades foram apoiadas pela Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Eudes Ribeiro e pela Secretaria de Educação do Município que tem à frente o secretário Genilson Sobrinho.

O folclore é comemorado em várias partes do Brasil onde acontecem diversas manifestações culturais e é celebrado anualmente no dia 22 de agosto.

O prefeito Eudes parabenizou todos os docentes e alunos das escolas e destacou que educação se faz com amor, paz, acolhimento e paixão.

Prefeito Eudes Ribeiro ao meio da imagem

Durante os trabalhos educacionais sobre o folclore, os docentes explanaram o quanto o país é grande e tem cultura diversificada, construída por diferentes formas de falar, comer, vestir, e também por crenças variadas.

Docentes das escolas utilizaram como metodologia a pesquisa e a investigação com os alunos sobre os conhecimentos prévios, além de rodas de conversas, contos de lendas, superstições, parlendas, brincadeiras e adivinhas.

Publicidade

O Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho, é dirigido pela professora Maria José. A escola trabalhou com o projeto durante duas semanas. As atividades iniciaram no dia 15/08/2022 com rodas de conversa em sala e sua culminância aconteceu dia 29/08/2022, com a participação das famílias dos discentes.

“Foi um momento rico em todos os aspectos culturais”, destaca a equipe da unidade de ensino.

A Unidade Escolar José Aquiles de Sousa (Sousão) dirigida pela professora Leila Fialho, realizou um campeonato folclórico envolvendo as turmas do 3° ao 5° anos.

Todas as atividades ocorreram entre os dias 26 e 29 voltadas para as manifestações folclóricas como lendas, parlendas, danças, adivinhas, trava-línguas, jogo da memória, entre outras.

De acordo com a diretora cada turma ainda apresentou uma dança e todas as atividades eram pontuadas. No final a turma que alcançou a maior pontuação recebeu um prêmio.

A Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima que tem à frente como diretora, professora Josefa Gomes, realizou diversas apresentações folclóricas. Dentre elas referentes a danças típicas como o bumba meu boi, lendas piauienses como o cabeça de cuia e o gritador e foram apresentadas ainda comidas típicas da Região Nordeste e plantas medicinais.

“Todas as apresentações foram orientadas pelos professores e executadas pelos alunos e alunas que deram um show, exercendo o seu protagonismo juvenil”, declarou a equipe docente da escola.

O folclore possui diversos personagens e entre eles estão o Saci Pererê, Cuca e Curupira, Cobra Grande, Corpo Seco, dentre outros.

VEJA FOTOS ABAIXO DAS ESCOLAS

Publicidade

>>C.E.I. José Aquiles Filho

>>Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima

>>>Unidade Escolar José Aquiles de Sousa (SOUSÃO)

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS