Connect with us

GERAL

Escolas do Piauí que estão do topo do Enem têm alto índice de permanência de seus alunos

Publicado

em

Entre as 20 escolas com as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014), somente seis ostentam taxas de permanência de 80%, considerada adequada pelo Ministério da Educação. Desse seleto grupo, duas são do Piauí: o Instituto Dom Barreto e o Colégio Lerote.

Se adotada a taxa de permanência alta (80% ou mais) na elaboração do ranking do Enem, as escolas do estado ficariam respectivamente em 3º (IDB) e 6º (Lerote).

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), metade dos colégios que figuram no top 20 nacional de melhores médias nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 tem taxa de permanência de alunos igual ou inferior a 20%, ou entre 40% e 60%.

De acordo com especialistas em educação e com os próprios organizadores do Enem, o índice aponta a possível adoção de uma estratégia para obter boas notas no ranking. As instituições de ensino criam novas escolas, com outros CNPJs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), e constituem “novos projetos” que se destacam nos resultados e servem de vitrine para as demais unidades do mesmo grupo educacional.

Perfil das escolas
O Instituto Dom Barreto é uma escola que  figura entre as mais bem colocadas do Brasil desde o início da divulgação do ranking do Enem. Em 2006, a instituição foi a primeira colocada. Neste ano, o IDB ficou em 16º no ranking geral e em 3º quando são levados em conta apenas os colégios com alta permanência.

Publicidade
O Instituto Dom Barreto ficou em 16º geral lugar do Enem (Foto: Pedro Santiago/ G1)
O Instituto Dom Barreto ficou em 16º geral lugar
do Enem (Foto: Pedro Santiago/ G1)

A professora Stela Rangel, que é diretora do IDB, defende que a formação continuada de seus professores, muitos com mestrado e doutorado, é uma das respostas para o sucesso da instituição.

“O nosso incentivo está centralizado na viabilização de uma formação continuada, permitindo que o professor cumpra uma carga horária de sala de aula, de modo a desenvolver satisfatoriamente as atividades, principalmente em relação às leituras e pesquisas. Participa ainda de eventos relacionados à sua área em outras instituições nacionais e internacionais”, disse.

Já o Colégio Lerote, 20º colocado na lista geral e 6º entre as unidades de alta permanência, aposta no trabalho em equipe como a fórmula para uma boa formação do alunado. Na instituição todos afirmam não existir um único motivo para o sucesso e destacam que os bons índices são fruto de um conjunto que envolve alunos, professores, diretores e cada pessoa que trabalha no local.

Colégio voltou a ficar entre os melhores do país no Enem (Foto: Gustavo Almeida/G1)
Colégio voltou a ficar entre os melhores do país
no Enem (Foto: Gustavo Almeida/G1)

De acordo com Teresa Nunes, psicóloga escolar do colégio há 10 anos, a instituição auxilia os alunos e oferece um projeto de vida a eles, focando não somente em um exame específico, mas os preparando para todos os desafios.

“O trabalho é feito constantemente e não só para o Enem ou apenas para uma data isolada. Os bons resultados obtidos no Enem são consequência de todo um conjunto que é desenvolvido ao longo dos anos”, explicou. Segundo ela, a instituição prepara os alunos e ajuda-os até mesmo a descobrir suas aptidões profissionais.

Ranking com alta permanência
Se adotada a taxa de permanência alta (80% ou mais) na elaboração do ranking, apenas uma escola do top 10 geral se manteria. Veja abaixo:
1º) Colégio Objetivo Integrado de Mogi das Cruzes (SP) – média 718,66
2º) Colégio Vértice Unidade II (SP) – média 710,99
3º) Instituto Dom Barreto (PI) – média 705,26
4º) Colégio de São Bento (RJ) – média 704,94
5º) Colégio Anglo Leonardo da Vinci (SP) – média 701,11
6º) Colégio Lerote (PI) – média 700,86
7º) Colégio Móbile (SP) – média 700,84
8º) Colégio Santo Agostinho (MG) – média 697,91
9º) Colégio Magnum Agostiniano Unidade Nova Floresta (MG) – média 696,91
10º) Colégio Santa Cruz (SP) – média 694,08saiba mais

 

Publicidade

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS