Connect with us

GERAL

Escolas lamentam cancelamento do desfile cívico do 7 de setembro pelo segundo ano consecutivo

Publicado

em

Pelo segundo ano consecutivo, o tradicional desfile cívico-militar do 7 de Setembro foi cancelado, para atender as normas sanitárias impostas pelos órgãos de saúde, como medida para barrar a disseminação da Covid-19.

Em Teresina, as comemorações pelo Dia da Independência, mobilizavam não só as tropas militares da Polícia Militar, Bombeiros e Exército, mas também escolas públicas e entidades que se apresentavam, na Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro Cabral, na Zona Norte da cidade.

Desfile do 7 de Setembro em Teresina. — Foto: José Marcelo/G1

Desfile do 7 de Setembro em Teresina. — Foto: José Marcelo/G1

No feriado, crianças e adolescentes acordavam cedo para participarem dos desfiles. Um momento que aguardavam ansiosos e que já haviam ensaiado em dias anteriores.

O professor José Gentil, diretor da escola municipal Delfina Borralho, localizada no bairro Pedra Mole, Zona Leste da capital, disse que o sentimento é de tristeza, compartilhado tanto pelos alunos quanto pela coordenação, pelo cancelamento do desfile por mais um ano.

Desfile cívico-militar marca feriado da Independência do Brasil, em Teresina — Foto: Júnior Feitosa/G1 PI

Desfile cívico-militar marca feriado da Independência do Brasil, em Teresina — Foto: Júnior Feitosa/G1 PI

Segundo o diretor, os alunos chegam a perguntar se ainda desfilarão algum dia. A escola sempre mostrava mensagens sociais de não à violência e também o estímulo à leitura, em suas apresentações. Havia a mobilização entre professores, coordenadores e alunos, que eram convidados pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) para os desfiles.

Publicidade

“O sentimento de alegria era presente nos momentos, bem como a mobilização de todos os envolvidos para os ensaios, que aconteciam 20 dias antes da apresentação na avenida”, destacou José Gentil.

Banda do Liceu

Banda de Fanfarra do Liceu Piauiense — Foto: Arquivo pessoal

Banda de Fanfarra do Liceu Piauiense — Foto: Arquivo pessoalhttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Em outras escolas, os preparativos aconteciam meses antes, como era o caso do Colégio Estadual Liceu Piauiense, que participava dos desfiles com uma banda de Fanfarra há cerca de 25 anos.

A professora e uma das coordenadoras do desfile no colégio Liceu Piauiense, Marília Lustosa, diz que os preparativos começavam no mês de abril, quando davam início aos ensaios e buscas por materiais para a confecção das peças, que eram levadas para a avenida e iam até o dia 6 de setembro, quando ocorria o ensaio geral.

Ainda de acordo com ela, participavam dos desfiles alunos e veteranos, grupo formado por ex-alunos que ajudam e contribuem com a banda Fanfarra do Liceu Piauiense, na qual Marília está há mais de 15 anos.

A coordenadora também enfatiza o compromisso dos alunos com o projeto, que segundo ela, era levado a sério por todos, sendo encarado como trabalho, onde cada um ficava responsável pela execução de uma função, e em alguns casos, os alunos já saiam de um desfile começando os preparativos para o do ano seguinte.

Publicidade

“A gente leva muito a sério, é um momento muito importante, é gratificante, apesar de tudo. A gente é muito feliz e dedica o nosso tempo a essa banda, que amamos e que é algo que queremos levar para vida. Temos muitos meninos e meninas formados que ainda continuam com a gente, e tem os meninos que estão entrando e os veteranos sempre dando suporte aos novatos”.

Sobre o segundo ano consecutivo sem desfiles, Marília fala sobre o sentimento de tristeza que toma conta dos alunos e organizadores, já que o evento é considerado tradicional e faz parte do calendário acadêmico da escola. Ela também pontua que é uma grande lacuna, já que o projeto é realizado a mais de 25 anos e só ficou paralisado quando o colégio passou por uma reforma.

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS