Connect with us

GERAL

Especialista alerta para cuidados com medicamentos fitoterápicos

Publicado

em

A operação realizada nesta terça-feira (25), que resultou no fechamento de uma fábrica clandestina de medicamentos na zona Sul de Teresina, acendeu um alerta sobre os cuidados que devem ser observados no consumo dos chamados fitoterápicos. Apesar de, geralmente, serem produzidos a partir de plantas, eles precisam obedecer a uma série de critérios para garantir a segurança do consumo. 

A farmacêutica e fiscal da Vigilância Sanitária estadual, Wanieire Veloso, explica que os produtos fitoterápicos precisam passar por rigorosos controles de qualidade e obedecer a legislação específica. 

“Toda indústria que se propõe a fabricar medicamentos passa por um rigoroso critério de avaliação. O produto passa por rigoroso controle de qualidade, e tem a legislação específica, dependendo do tipo de produto”, destacou. 

A fiscal da Vigilância Sanitária ainda orienta que os produtos sejam adquiridos somente em estabelecimentos que possuam autorização para a venda. “Por ser um medicamento, deve ser vendido, exclusivamente, em drogarias e farmácias. Nesses locais, o cidadão vai ter a garantia de que aquele produto vai oferecer eficácia, segurança e qualidade, porque o estabelecimento vai estar licenciado”, destacou. 

Entre as orientações, está também a de procurar um farmacêutico para a dispensação desse tipo de medicamentos. Além disso, é importante observar as informações colocados no rótulo, como o nome do responsável técnico e detalhes sobre o princípio ativo utilizado na fabricação. 

Publicidade

Assista!

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv

Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS