Connect with us

GERAL

Especialistas alertam cuidados com eletrônicos no período chuvoso

Publicado

em

Nos últimos dias, o piauiense tem comemorado as chuvas tão esperadas para aplacar o calor neste final de ano. Com as chuvas, o perigo de descargas elétricas se intensifica, o que demanda cuidado redobrado. Nesse sentido, algumas ações são essenciais para evitar problemas com aparelhos domésticos, que muitas vezes são irreversíveis. É o que atesta o técnico em eletrônica Domingos Oliveira. “Os clientes têm a idéia que este tipo de ocorrência é bom para os técnicos, o que não é verdade. Os danos ocasionados por sobretensão (desequilíbrio na tensão elétrica) são difíceis de recuperar, muitas deles não tem recuperação”, alerta.

O gerente de operação do sistema elétrico da Cepisa, Felipe Vianelli, recomenda outra conduta essencial: não plantar árvores nas proximidades da rede elétrica. A queda das plantas costuma ocasionar interrupções no fornecimento de energia.  “Se faltar energia, o consumidor deve ligar para a Cepisa. Em caso de condutor partido [queda de cabos], a pessoa deve ligar imediatamente e destacar esse fato, pois tem prioridade 1 pra gente”, enfatiza Vianelli.

Domingos conta que, sempre no dia seguinte à ocorrência de temporais, ele recebe aparelhos danificados para conserto em seu estabelecimento. “[Mesmo quando não há chuva no momento da descarga elétrica] todo aparelho ligada a tomada está em risco, e aqueles que estão ligados à antena externa também. Se um raio cair na rede elétrica, mesmo a quilômetros de distância, o que estiver ligado a rede recebe sobretensão”, pontua. Ele destaca, ainda, que os aparelhos que tem memória RAM [como computadores e celulares] são mais sensíveis a desligamento abrupto e a excesso de tensão.

O técnico em eletrônica Edilson Viana afirma que no período chuvoso o número de aparelhos para reparo aumenta consideravelmente. Ele estima que esse aumento gira em torno de 50%. Ele dá algumas dicas para evitar problemas. “O ideal seria que todas as residências estivessem com suas instalações elétricas nos padrões técnicos. Isso já evitaria muitos problemas na época de chuva. É muito perigoso deixar aparelhos eletrônicos ligados quando está chovendo e na maioria dos aparelhos modernos não existe uma chave que o desliga completamente, quer dizer ele fica no estado que chamamos de stand by, uma parte dele está alimentada, só esperando o comando para ligar completamente. Antes de começar uma chuva retire os aparelhos da tomada, se o aparelho usar antenas, retire também. Mas depois que começar a chover não toque mais no aparelho, principalmente na antena”, aconselha.

Nos dias de chuva, com a incidência de descargas nas rede elétrica e rede telefônica, deve-se desligar da tomada todos os aparelhos. E quando ocorre a queima do aparelho? Muita gente tem dúvidas sobre como proceder. Felipe explica que o cliente deve procurar a Cepisa e pedir ressarcimento por dano elétrico. A empresa faz o estudo para avaliar se o prejuízo foi causado por falha elétrica e, caso seja, concede o ressarcimento pela perda. “É importante destacar para a população que ela tem esse direito e pode buscar o ressarcimento, como é previsto em lei”, informa o gerente de operação.

Publicidade

Fonte: Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS