Connect with us

GERAL

Estudantes montam barricada de cadeiras para evitar assaltos na Uespi

Publicado

em

   Assustados com os constantes arrastões, estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estão assistindo aulas trancados ou montando barricadas de cadeiras na porta da sala para evitar a ação dos bandidos. Segundo os alunos do campus Torquato Neto, no bairro Pirajá, Zona Norte de Teresina, somente nos últimos seis dias foram três assaltos dentro da instituição.

Carla Cassangrande, do 3º período do curso de ciências biológicas, conta que há mais de uma semana os estudantes da Uespi mudaram a rotina durante as aulas por conta dos assaltos. A aluna fez o registro de como os colegas empilham cadeiras nas portas para evitar que os bandidos tenham acesso à sala.

“Na minha sala tem fechadura e a gente tranca a porta. Já a que fica ao lado, os alunos são obrigados a colocar várias cadeiras em cima das outras para evitar que o ladrão entre ou pelo menos dê tempo dos alunos pularem a janela”, relatou.

Ainda para evitar os assaltos, os estudantes colocam uma cadeira próxima a janela para facilitar a fuga pela janela. Carla Cassagrande destacou que o medo dos arrastões não ocorre somente a noite, mas também pela manhã e a tarde.

“Pela manhã os alunos se reúnem em grupos para ir até ao ponto de ônibus, que normalmente ficam desertos e é uma oportunidade para os bandidos. Já à noite a situação é pior porque tem a escuridão. Acho mais lamentável é não poder contar com os poucos seguranças existentes na instituição, que segundo os professores, são contratados para cuidar somente do patrimônio”, lamentou.

Universidade Estadual do Piauí (Foto: Catarina Costa/G1)
Campus Torquato Neto da Universidade Estadual
do Piauí (Foto: Catarina Costa/G1)

Outros arrastões
Na segunda-feira uma dupla armada com faca invadiu o campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) no bairro Pirajá, em Teresina. A Polícia Militar foi chamada e recebeu a informação de que pelo menos um estudante teve o celular roubado.

Na sexta-feira (2), vários alunos já haviam sido roubados em outro arrastão. Durante a noite a segurança do campus é feita por oito homens armados, mas o tamanho do campus e os pontos de escuridão deixam o local vulnerável.

Publicidade

Reforço na segurança
Diante dos recentes acontecimentos envolvendo a segurança de alunos e servidores do campus Poeta Torquato Neto, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) informou que está tomando medidas para reforçar a segurança na instituição.

A reitoria e a empresa terceirizada responsável pela segurança do campus prometem reforçar a presença de vigilantes, principalmente no horário noturno. Além disso, um novo plano de segurança será implantando nos próximos dias na instituição.

 

G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS