Connect with us

GERAL

Estudantes têm até essa sexta (15) para solicitar isenção da taxa do Enem

Publicado

em

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 têm até às 23h59 dessa sexta-feira (15) para solicitar a isenção da taxa de inscrição. O requerimento deve ser preenchido na Página do Estudante.

De acordo com as regras do exame, o direito à gratuidade vale para os estudantes que estão na última série do ensino médio este ano em escolas públicas, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou bolsistas integrais em escolas privadas.

Os candidatos também precisar ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818,00 por pessoa, além de participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda e que sejam inscritos no cadastro único para programas sociais do Governo Federal

“A população que vai ser contemplada com essa isenção da taxa do Enem tem que está com o cadastro válido, atualizado. Então a isenção da taxa do Enem faz parte do pacote de serviços que nós temos para o cadastro único”, explicou o gerente Estadual de Cadastro único, Roberto Oliveira.

O resultado da isenção da taxa do Enem não sai imediatamente, os estudantes terão que esperar até o dia 22 de abril. Caso a solicitação seja negada, o candidato poderá solicitar novamente ou prestar justificativas.  

Publicidade

“A gente orienta que todos os estudantes fiquem atentos, na página do participante do Enem porque nos teremos aí um resultado. Caso a isenção seja negada, os estudantes podem fazer um recurso solicitando novamente ou prestando justificativas. É importante salientar que os estudantes que porventura tiverem solicitado a isenção no ano de 2021, mas não tiveram comparecido aos dias de prova, eles terão que fazer uma justificativa do por que não foi utilizada essa isenção ou não prestou exame do ano de 2021”, acrescenta Roberto Oliveira.  

Documentação

Entre a documentação exigida para a dispensa da taxa de inscrição do Enem está:   

  • Cédula de identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; a cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico;
  • Uma declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola;
  • No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Cronograma

Até 15 de abril – Solicitação de isenção da taxa de inscrição

22 de abril – Divulgação dos nomes dos candidatos que terão gratuidade

Publicidade

25 a 29 de abril – Período para ingressar com recurso, caso discorde do resultado

6 de maio – Resultado dos pedidos de recurso

Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS