Connect with us

GERAL

Estudo aponta Teresina como uma das cidades mais inteligentes do Brasil

Publicado

em

Teresina ocupa a 35ª posição no ranking das 50 cidades mais inteligentes do Brasil. O estudo foi apresentado em São Paulo, durante o evento Connected Smart Cities, e publicado na edição de 05 de agosto da revista Exame. A capital piauiense obteve 23,20 pontos, após a análise de 70 indicadores de 11 áreas da gestão pública de 700 municípios.

As áreas analisadas no estudo foram economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, planejamento urbano, saúde, segurança, tecnologia e inovação. As cidades brasileiras relacionadas no ranking foram destacadas como bons exemplos de cidades investindo em ganhos de inteligência no Brasil pelo uso de melhores ferramentas tecnológicas e de informação.

Para a revista Exame, o presidente da consultoria Urban Systems (responsável pelo estudo), Thomaz Assumpção, declarou que as cidades inteligentes são aquelas que têm sustentabilidade econômica, promovem a qualidade de vida e preservam o meio ambiente e para isso, o caminho é passar pela capacidade de inovação.

A maior pontuação da lista foi da cidade do Rio de Janeiro (RJ), com 29,99 pontos; e a menor, Betim (MG), com 22,76. Apenas seis cidades do Nordeste figuram entre as 50 mais inteligentes do Brasil: Teresina (PI), Recife (PE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Salvador (BA) e Aracaju (SE).

Capital é considerada uma cidade de oportunidades
Outros estudos e pesquisas nacionais apontam Teresina como uma cidade de oportunidades. A capital do Piauí se destaca na área de educação, geração de emprego, turismo, saúde, segurança e qualidade de vida.

Publicidade

A revista Exame aponta que Teresina ocupa a 13ª posição entre as 100 melhores cidades do Brasil com população com menos de 1 milhão de habitantes para investir em imóveis. Ainda de acordo com a Exame, a capital do Piauí ocupa a 60ª posição entre as Melhores Grandes Cidades para Criar Seus Filhos no Brasil e a 73ª posição entre as Melhores Cidades para se Viver no Brasil.

“A boa colocação de Teresina nesses estudos, figurando sempre entre as 100 melhores cidades, revela o compromisso da administração municipal com o seu desenvolvimento, construindo-a para ser cada vez mais um lugar melhor para se viver, uma cidade feita para as pessoas, ambientalmente sustentável, socialmente inclusiva e economicamente justa”, observa o prefeito Firmino Filho.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Teresina possui o índice de 0,751 no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo o primeiro município do Piauí a atingir esse nível. “O índice que atingimos é considerado Desenvolvimento Humano Alto, o demonstra que nossa capital preza pela melhoria da qualidade de vida de sua população”, explica o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim.

Em educação, Teresina é a primeira entre as capitais do Nordeste cujo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) municipal superou a meta nacional, em 2013. É também referência regional no ensino superior, tendo se consolidado como cidade universitária, com 40 instituições de ensino superior.

A capital piauiense é considerada um polo de saúde, possuindo 841 estabelecimentos de saúde, dentre hospitais, clínicas, consultórios, ambulatórios, laboratórios e postos de saúde. A cidade é a 3ª melhor capital do Nordeste em relação à taxa de mortalidade infantil, com 16 mortes para cada grupo de mil crianças. Já na área de segurança, a capital possui a menor taxa de homicídios dentre as capitais do Nordeste.

Publicidade

“Desde 2014, Teresina tem se destacado como uma das cidades que mais gera emprego no Brasil, com 8.617 empregos criados ano passado. E vamos avançar mais nessa área”, completa Washington Bonfim.

Outro destaque na capital piauiense é no ramo de hotelaria, ofertando 4.442 leitos e 131 auditórios para eventos. Em 2014, a cidade foi premiada com o índice Nacional da Competitividade do Turismo Nacional, pela FGV e SEBRAE, nas categorias Cidade que Mais Evoluiu em Competitividade para o Turismo, e Cidade que Mais Cresceu nos Aspectos Culturais.

Na área empresarial, Teresina possui leis de incentivos fiscais, com disponibilidade de áreas com infraestrutura em distritos industriais para aplicação de novos negócios. O programa de investimento do Governo Municipal para os próximos quatro anos supera R$ 1 bilhão em infraestrutura, incluindo mobilidade urbana, saneamento básico, segurança, saúde, educação, lazer, entre outros.

Para Washington Bonfim, os resultados das pesquisas são satisfatórios. “Isso se dá porque Teresina é uma cidade planejada a longo prazo. Temos planos diretores de Transporte e Mobilidade, Drenagem Urbana, Turismo, Habitação e Interesse Social, Saneamento Básico, Educação, Requalificação Urbana e Agenda 2030”, avalia.
 

Fonte: PMT

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS