Connect with us

GERAL

Evento comemora 30 anos do curso de Jornalismo da UFPI

Publicado

em

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) completa 30 anos em 2014 e, para comemorar a data, realiza o evento “Jornalismo, cidadania e pesquisa”, no qual estão sendo realizadas palestras, oficinas, conferências, grupos de trabalho e o I Seminário de Pesquisa Científica em Comunicação da UFPI.

Segundo a organizadora Ana Regina Leal, o evento tem como objetivo debater a situação atual do fazer jornalístico. “O jornalismo atual está perdendo a sua credibilidade por conta das suas próprias ações, quando ele deixa de apurar, de ouvir as duas partes e sensacionalizando a informação. Queremos puxar o debate sobre o nosso lugar e o papel na sociedade. O jornalista não pode simplesmente sair publicando as notícias sem apurar”.

Na manhã desta quinta-feira (30), foi realizada a mesa redonda “A importância da formação universitária para o exercício da prática jornalística”, que contou com a participação das jornalistas Yala Sena (coordenadora do Cidadeverde.com) e Cristiane Sekeff (diretora da TV Assembleia) e dos professores Paulo Fernado Carvalho Lopes (FM Universitária) e Gustavo Said.

Gustavo Said destacou a importância do evento para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. “Eventos como esse servem para fortalecer o debate sobre temas como a democratização da comunicação, a ética e a cidadania. É papel da academia promover o debate e socializar o conhecimento”.

Cristiane Sekeff falou sobre a ética no exercício da profissão. “Eu observo que há um grande esforço dos nossos colegas em trabalhar eticamente, mas muitas vezes as condições não são favoráveis. De qualquer forma, é preciso buscar uma audácia positiva no sentido de proporcionar à sociedade uma segurança maior da informação com os padrões éticos”.

Publicidade

Evento em comoração ao 30 anos do curso de Jornalismo na UFPI-Foto: Wilson Filho

Evento em comoração ao 30 anos do curso de Jornalismo na UFPI-Foto: Wilson Filho

Paulo Fernando ressaltou o papel da universidade no auxílio da formação ética do profissional. “Na universidade, podemos questionar os alunos através de cases, palestras e outras atividades, provocando a sua reflexão”.

Yala Sena afirmou-se defensora do diploma na formação do jornalista, pois, segundo ela, isso evita a banalização de conteúdos, a alienação e o reforço de preconceitos. “A formação superior é uma exigência que interessa à sociedade. A relação do jornalista com a ética e a verdade pode ser comparada à do médico, que lida com a vida e a morte diariamente”.

http://imagens.riachaonet.com.br/2014/10/IMG_7711-300x200.jpg

História

O curso de Jornalismo da UFPI foi fundado em 1984. Um aluno que entrou na terceira turma e se tornou professor foi Eliézer Mena. Segundo ele, a graduação teve grandes avanços ao longo de três décadas, principalmente na questão do corpo docente e também na sua estrutura.

Publicidade

“Na minha turma, não tínhamos laboratório. Então, a gente tinha que imaginar como seria uma câmera fotográfica, como se fazia uma edição em TV. Ficava muita coisa na teoria. Hoje acredito que regionalmente somos o terceiro melhor curso do Nordeste, ficando atrás apenas de Pernambuco e Bahia”, disse.

O professor destaca que a formação dos docentes – segundo ele, 80% possuem doutorado – e a qualidade das pesquisas contribuíram bastante para o aumento da qualidade do curso.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS